3CNC na mídia

« Voltar

Comitê propõe ranking para aperfeiçoar gestão em cultura

O Comitê Executivo da III Conferência Nacional de Cultura (CNC) definiu nesta semana a metodologia de mediação que será proposta aos 1.126 delegados integrantes da Plenária Nacional, que começa no próximo dia 27, em Brasília. Pela primeira vez, a CNC utilizará um sistema de votação eletrônico para rankeamento das proposições, estabelecendo uma ordem de importância para as 64 diretrizes aprovadas pelo colegiado.

Antes do encerramento do evento, no dia 1º de dezembro, os delegados participarão de uma votação eletrônica e deverão selecionar cinco das 16 diretrizes de cada um dos quatro eixos (implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura como desenvolvimento sustentável), indicando uma ordem de importância.

"Estamos propondo um método que irá estabelecer quais são as ações prioritárias e mais urgentes no setor da cultura, o que irá contribuir para as tomadas de decisões dos gestores públicos", explica o coordenador adjunto do Comitê Executivo da III CNC, Rafael Pereira Oliveira.

A Plenária Nacional decidirá sobre a metodologia de mediação no primeiro dia de debates, dia 28, quando será conhecido o regimento dessa etapa. No dia seguinte serão formados os Grupos de Trabalho (GTs), um para cada sub-eixo, no total de 16. O relator irá apresentar o resultado das discussões da Conferência Virtual – realizada entre os dias 19 e 26 de novembro –, uma plataforma de debates, aberta ao público em geral, sem poder de voto, mas que servirá de termômetro.

No dia 30, serão formadas quatro miniplenárias, uma para cada eixo temático, que escolherão as 16 diretrizes, dentre as 40 definidas nos GTs. Todos os subeixos serão contemplados com ao menos duas propostas aprovadas nesses Grupos. A definição das 64 diretrizes da Conferência Nacional será feita eletronicamente.

Pela proposição do Comitê Executivo, a composição do rankeamento será feita através do método de média ponderada, que classifica as propostas de acordo com a pontuação obtida por cada uma, levando em consideração a combinação entre a quantidade de indicações recebidas e a ordem de prioridade atribuída por cada delegado que a tenha indicado.

 

III Conferência Nacional de Cultura
Assessoria de Imprensa

Fone: (61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br