« Voltar

Edital de Intercâmbio: conheça resultado preliminar

 
O Ministério da Cultura (MinC), por meio de sua Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), divulga o resultado preliminar de avaliação e seleção da segunda etapa do Edital de Intercâmbio 2015, que integra o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Com inscrições encerradas no último dia 15 de outubro, esta etapa se destina a apoiar viagens que ocorram a partir do próximo dia 15 de dezembro. Foram inscritas 1.230 propostas, das quais 530 se habilitaram para o processo seletivo. Cumprida agora a fase de avaliação, estão publicadas as notas de cada projeto, observadas as novas inabilitações, as reduções de contemplados em propostas de grupos e as análises detalhadas.
 
A avaliação foi realizada por uma comissão composta por representantes das unidades e vinculadas do sistema MinC. A análise pontuou a trajetória artístico-cultural dos candidatos; o reconhecimento da instituição ou evento desejado; o alcance da contrapartida; e a relevância da ação a ser realizada e seus desdobramentos. Pontos extras foram acrescentados a propostas oriundas de estados com menos histórico de demanda nos anos anteriores; a propostas com destino para ou originadas do interior dos estados brasileiros; às apresentadas por integrantes de povos e comunidades tradicionais; e às viagens ao exterior que se destinarem a países considerados prioritários segundo a política cultural e internacional brasileira: os da América Latina, do Caribe e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
Os que desejarem questionar as decisões, inclusive quanto aos valores do apoio, podem apresentar recurso até 8 de dezembro de 2015, conforme orientações contidas no edital, exclusivamente para o e-mail intercambio@cultura.gov.br, utilizando o formulário disponível nesta página. Após a análise dos recursos, será então divulgado o resultado final de seleção, com publicação no Diário Oficial da União (DOU) e no site do MinC, quando os selecionados serão oficialmente convocados e deverão enviar a documentação prevista no prazo de sete dias úteis.
 
Vale ressaltar que a inabilitação de projetos nesta fase se fundamenta no item 3.5 do edital. Os que incorreram nesta situação e tiverem interesse de recorrer deverão verificar sua nota recebida na análise individual e questionar, simultaneamente, a inabilitação e a nota, se for o caso. Já o corte de membros do projeto, justificado no arquivo de alterações na ficha técnica, se fundamenta no item 9.2.2 do edital, e está igualmente disposto a recursos.
 
Primeira etapa
 
Um total de 575 propostas se inscreveu na primeira etapa do Edital de Intercâmbio 2015, destinada a apoiar viagens que ocorressem a partir do próximo dia 10 de novembro. Finalizadas todas as fases de avaliação, 95 projetos foram selecionados, contemplando um total de 365 artistas, técnicos, gestores culturais, empreendedores criativos, mestres populares ou tradicionais, estudiosos da cultura, individuais ou em grupo. Serão 17 viagens dentro do Brasil e 78 para o exterior. 
 
Leia mais:
 
 
Paula Berbert
Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura
Ministério da Cultura