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MicBR: confira o resultado final de edital de seleção

 
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulgaram, nesta quarta-feira (15), o resultado final do edital que selecionou 115 empreendedores brasileiros para participar da primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR). O megaevento de negócios vai reunir, de 5 a 11 de novembro, em São Paulo, milhares de artistas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países, em especial os da América do Sul. 
 
Os empreendedores selecionados – 53 com produção cultural já consolidada (experientes), que participarão de rodadas de negócios, e 62 iniciantes, que terão a oportunidade de se capacitar por meio das demais atividades do mercado – têm de 16 a 22 de agosto para encaminhar a documentação complementar para fazer jus ao apoio a ser oferecido pelo MinC e garantir a participação no evento. O MicBR não exclui, entretanto, a participação de outras empresas interessadas, que terão acesso às atividades, com exceção das rodadas de negócios, por meio de inscrição prévia.
 
O MicBR será realizado no corredor cultural da Avenida Paulista, com o objetivo de impulsionar a internacionalização da produção cultural brasileira e o intercâmbio entre os países. O evento conta com a parceria do Itaú Cultural, Sesi-SP, Sesc-SP, secretarias estadual e municipal de Cultura de São Paulo, Sebrae, Livraria Cultura, Masp, Instituto Moreira Salles, Casa das Rosas, Japan House e CineArte, além da cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o apoio de várias entidades representativas de setores criativos da indústria.
 
É esperada a participação diária de 2 mil pessoas nas atividades de mercado e de 3 mil na programação cultural, que é gratuita e aberta ao público. Esses números devem saltar para até 30 mil pessoas no fim de semana que encerra o evento, em 10 e 11 de novembro, nas diferentes atrações espalhadas por centros culturais da Avenida Paulista.
 
O megaevento reunirá cerca de 500 empresas de diferentes países e aproximadamente 100 compradores internacionais. Na programação, estão incluídas rodadas de negócios (em que produtores e compradores ficam frente a frente), espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitches), além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria. Apresentações artístico-comerciais (showcases) de música, artes cênicas, moda e gastronomia também fazem parte da programação. A expectativa é que o MicBR gere um impacto de R$ 39,7 milhões na economia, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado a pedido do MinC. Deste total, R$ 28 milhões são de impacto direto e R$ 11,7 milhões, indireto.
 
"As atividades culturais e criativas já representam 2,6% do PIB brasileiro, geram 1 milhão de empregos diretos e englobam mais de 200 mil empresas e instituições. Há um vasto potencial de crescimento e isso passa também pela internacionalização dos nossos talentos e da nossa valiosa produção cultural", destaca o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
 
Evento engloba dez setores
 
Oito países sul-americanos confirmaram participação no MicBR: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, além do anfitrião Brasil. Até 100 empresas de mais de 30 países serão convidadas a participar na condição de compradoras. Em outra frente, a Apex-Brasil promoverá um seminário Brasil-China durante o evento, para estimular as relações comerciais entre os dois países.
 
O MicBR nasce inspirado em experiências exitosas realizadas em outros países, como o Mercado de Indústrias Criativas Argentinas (Mica) e o Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul). O evento brasileiro abrangerá dez setores da economia criativa: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual (cinema, TV, publicidade e novas mídias), animação e jogos eletrônicos, design, moda, editorial, música, museus e patrimônio, gastronomia, e artes visuais. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura