« Voltar

Ministério da Cultura promove encontros regionais de CEUs

 
 
22.6.2017 - 12:42  
 
 
Mobilização social e gestão compartilhada sustentam os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), programa do governo federal que integra atividades culturais, esportivas, sociais e formativas. Para estimular a efetividade do uso e da ocupação desses espaços, o Ministério da Cultura (MinC) promove, a partir desta quinta (22), o 3º Ciclo de Ativações Regionais das Praças CEUs. Trata-se de eventos regionais de capacitação que irão reunir, em cada edição, representantes de aproximadamente 30 CEUs.
 
A ideia é promover grandes encontros regionais em Praças CEUs já inauguradas. A programação dos eventos inclui uma mesa de abertura com autoridades locais e do MinC, apresentações sobre mobilização social e gestão, dinâmicas de grupo para debater os desafios de gestão e uma mesa de troca de experiências com representantes de Praças já inauguradas. Assim, além de apoiar as equipes técnicas de prefeituras, gestores e comunidades das Praças CEUs na condução do espaço, os eventos estimulam a criação de uma rede para intercâmbio de experiências e debate sobre os desafios encontrados na gestão compartilhada.
 
São convidados a participar dos encontros até três representantes por Praça CEU. Para o caso de inaugurados, o MinC sugere a participação de três membros do Grupo Gestor, sendo um representante de cada setor (poder público local, sociedade civil organizada e comunidade). Já para os equipamentos ainda em obra, são sugeridos um representante da equipe técnica de engenharia, um representante da equipe social e um representante de livre escolha, preferencialmente da comunidade contemplada com o CEU.
 
Desde 2011, o MinC realiza seminários e eventos para familiarizar os gestores das Praças CEUs sobre temas como prestação de contas e a formação do Grupo Gestor Tripartite, entre outros. 
 
Agenda
 
O 1º Encontro de Ativação Regional das Praças CEUs em 2017 será realizado nesta quinta-feira (22) na Praça CEU do bairro Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia (GO). Foram convidados representantes das 26 Praças CEUs localizadas na região Centro-Oeste de Goiás. 
 
Integra a programação a apresentação do programa pelo diretor de Obras e Gestão de Equipamentos Culturais do MinC, Paulo César Cid Lima Junior, e uma mesa para troca de experiências, além de dinâmicas, debates e apresentações culturais. Também estão previstas apresentações da Banda Sinfônica de Aparecida de Goiânia, do grupo de catira Filhos de Aparecida e do grupo do Ponto de Cultura Cidade Livre.
 
Outros oito encontros estão previstos no 3º Ciclo de Ativações Regionais das Praças CEUs. Confira a agenda: 
 
3/8/2017 – Juiz de Fora (MG)
24/8/2017 – Maricá (RJ)
26/10/2017 – Feira de Santana (BA)
07/12/2017 – Pinhais (PR) 
22/3/2018– Macapá (PA)
12/4/2018 – Osasco (SP) 
14/6/2018 – Nordeste 
Outubro/2018 - Seminário Nacional
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura