« Voltar

Piraquara (PR) inaugura Praça CEU neste sábado

 
 
7.12.2018 - 11:07  
CEU de Piraquara (PR) recebeu investimento de R$ 2,2 milhões do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC). Foto: Divulgação
 
 
A partir das 9h deste sábado (8), os moradores das redondezas de Guarituba, no município de Piraquara (PR) – região metropolitana de Curitiba – poderão conhecer a nova unidade do Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU). Esta é 181ª unidade inaugurada no Brasil e a 19ª no Paraná. Há ainda mais três centros com obras em andamento no estado.
 
Construído e mobiliado a partir do investimento de R$ 2,2 milhões do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), o CEU de Piraquara conta com uma biblioteca, um cineteatro (com capacidade para 60 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, além de uma pista de skate, quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada, distribuídos em 3.000 m².
 
A partir deste sábado, a biblioteca e o telecentro estarão abertos para o uso da população. Desde junho de 2017, o espaço já funcionava parcialmente e oferecia cursos e oficinas para as diversas faixas etárias, com atividades como capoeira, vôlei, futsal, treinamento funcional, aula de dança para idosos e atividade circense.
 
Parte do que já foi desenvolvido no local poderá ser compartilhado com os visitantes durante a cerimônia de inauguração oficial da unidade. Jovens que participam da oficina de capoeira vão se apresentar e também está previsto um show da banda de música do Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga.
 
"Melhor é impossível a recepção do CEU pelos moradores. A comunidade se apropriou. Cuida e utiliza bastante", afirmou a coordenadora da Praça CEU, Adriana Patricia Viana Rocha.  
 
De acordo com ela, a partir do ano que vem deverão ser abertas inscrições para oficinas de break (dança urbana), contação de história, coral, muay thai, taekwondo e violão. No momento está em curso um processo de licitação para contratação de profissionais que ministrarão as oficinas. 
O horário de funcionamento da Praça CEU de Piraquara é de 8h às 12h e de 13h às 21h, de segunda à sexta-feira; e de 13h às 17h, aos sábados.

Sobre os CEUs

Os Centros de Artes e Esporte Unificados são um programa do governo federal, coordenado pelo MinC e realizado em parceria com prefeituras municipais. São construídos preferencialmente em comunidades de alta vulnerabilidade social. Há, atualmente, a previsão de entrega de mais 150 unidades, totalizando 331 centros nas cinco regiões do Brasil.
 
A proposta das Praças CEUs é integrar, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, com o objetivo de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social nas cidades brasileiras.
 
O MinC realiza o acompanhamento das obras e da implantação de um modelo de gestão participativa. A gestão da obra fica a cargo da prefeitura municipal e, depois de inaugurados, a gestão do local passa a ser de responsabilidade de um comitê composto por representantes do Poder Público municipal, da sociedade civil organizada e de moradores do local.

Serviço

Inauguração do CEU de Guarituba
Data: 8/12, a partir de 9h
Endereço: Rua Juri Danilenko 3455, bairro Guarituba - Piraquara (PR)
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura