« Voltar

Conheça os projetos selecionados no edital Longa BO Ficção

 
 
29.6.2017 - 12:09  

Acesso Rápido

 
 
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta quarta-feira (28) o resultado final de seleção do Edital Longa BO Ficção. Foram escolhidos 10 projetos para a realização de filmes de baixo orçamento, inéditos e de ficção. Os projetos poderão receber até R$ 1,25 milhão e o orçamento total de cada um deles não pode ultrapassar R$ 1,8 milhão. 
 
Os projetos selecionados, que deverão iniciar a produção de seus filmes, são Noites Alienígenas, Enquanto O Céu Não Me Espera, Nada, Pacarrete, SenhoritasValentina, Nxiamu, Mares do Desterro, Depois que você foi e O Novelo.
 
A política de fomento a conteúdos audiovisuais é fundamental para a renovação e permanência do cinema brasileiro. É competência da SAv a descoberta e a formação de novos talentos. O estímulo a produções de longas-metragens de baixo orçamento – conhecidos com Longa BO – é uma ação estratégica e fundamental para a formação de novos cineastas. Além disso, por não ter que se encaixar na lógica mercadológica, o apoio à produção de filmes de baixo orçamento estimula a inovação da linguagem e da estética audiovisual. O incentivo à experimentação é, ainda, uma competência histórica da SAv.
  
Apesar de ter valores considerados abaixo do mercado, filmes de baixo orçamento muitas vezes conseguem alcançar uma boa repercussão nacional – sendo aclamados por público e crítica. Nos últimos 10 anos, a Secretaria do Audiovisual finalizou seis editais para filmes de Baixo Orçamento e teve 38 filmes contemplados. Essas produções participaram de diversos festivais ao redor do mundo, competindo, ganhando prêmios, visibilidade e reconhecimento da crítica especializada.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura