« Voltar

Curso capacita capixabas para gestão cultural

 

16.2.2017 - 14:33  
 
 
O Espírito Santo tem um grande incentivo para fortalecer as ações ligadas ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), via Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional (Sadi), e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com participação da Secretaria Estadual de Cultura, são oferecidas 200 vagas para o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento de Gestores e Conselheiros Culturais. Produtores do setor também poderão participar. As inscrições vão até às 23h59 de 24 de fevereiro, exclusivamente pelo e-mail curso.secultes@gmail.com
 
A iniciativa se dirige, prioritariamente, aos municípios que aderiram ao SNC ou que se comprometerem a ingressar no sistema até o fim do curso. Haverá duas turmas, no primeiro e no segundo semestre de 2017, cada uma com cem alunos, de 78 cidades das quatro mesorregiões capixabas.
 
O MinC investiu R$ 303.217,20 no curso, que tem como finalidade capacitar os alunos para promoção e difusão da cultura e da cidadania, de forma integrada ao Sistema Nacional de Cultura. Os recursos foram repassados ao IFES, que desenvolve a metodologia por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão. À Secretaria de Cultura coube mobilizar o público potencial. 
 
O conteúdo se baseia em uma grade curricular mínima estabelecida pelo MinC. Haverá 24 horas de ensino presencial e 176 horas de aulas a distância, distribuídas nos temas Políticas Públicas de Cultura (44h); Diversidade Cultural e Desenvolvimento (44h); Gestão Cultural (52 h); e Planejamento e Execução de Projetos Culturais (36h). 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura