« Voltar

Diálogo aberto: Ouvidoria do MinC lança Manual do Usuário

 

10.02.2017 - 13:40  
A equipe da Ouvidoria do MinC atende a, em média, 200 reclamações, sugestões, elogios e denúncias por mês (Foto: Guto Martins/Ascom MinC)
 
 
Mais de 200 reclamações, sugestões, elogios e denúncias chegam, mensalmente, à Ouvidoria do Ministério da Cultura. Uma vez encaminhadas, as demandas são repassadas às áreas técnicas e respondidas. Além de promover um diálogo aberto com cidadãos e servidores, a Ouvidoria permite fazer um diagnóstico do funcionamento da Pasta e repassar eventuais gargalos aos gestores e responsáveis por áreas estratégicas para que sejam resolvidos. Neste ano, mais um passo foi dado para aumentar o diálogo: o lançamento do Manual do Usuário da Ouvidoria.
 
No catálogo, é possível conhecer melhor o funcionamento e as formas com que a Ouvidoria pode ajudar o cidadão. Nele, fica estabelecido, por exemplo, que qualquer pessoa pode registrar manifestação na Ouvidoria, inclusive de forma anônima ou sob pedido de que os dados fiquem em sigilo. No catálogo, é possível também ficar a par dos prazos para respostas: três dias para solicitações diversas; cinco dias para reclamações e até 30 para denúncias.
 
"Lançamos o manual porque vimos que o MinC oferece muitos serviços para um público diferente e vimos que a instituição Ouvidoria estava tímida", afirma o ouvidor do MinC, Carlos Alberto Júnior. "O manual mostra de forma didática e simples o que é a Ouvidoria e quais são a suas funções", disse.
 
O ouvidor explicou que, com a redemocratização do País, as ouvidorias se tornaram mediadoras e facilitadoras do cidadão junto à administração pública. Com o passar dos anos, além dessa funções, elas passaram a ser ferramentas estratégicas da administração pública. "Com os relatórios das demandas, os gestores podem identificar onde é possível melhorar a sua área", explicou. Carlos Alberto Júnior salientou ainda que a ouvidoria "não é uma auditoria ou polícia". 
 
Além de disponibilizar o manual on-line, um dos próximos passos é distribuir a versão impressa nas Representações Regionais do MinC para se aproximar ainda mais do cidadão e de quem está na ponta dos processos e políticas culturais do MinC. 
 
A Ouvidoria disponibiliza diversos canais de atendimento, como telefone, e-mail e o sistema eletrônico de atendimento (cujo passo a passo de acesso está especificado no manual).
 
Contate a Ouvidoria do MinC
Telefone: (61) 2024-2498 / 2245
Sistema Eletrônico de Atendimento da Ouvidoria: http://ouvidoria.cultura.gov.br
Endereço: Ministério da Cultura
Esplanada dos Ministérios, Bloco B - 3 andar
CEP: 700068-900 - Brasília/DF
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura