« Voltar

Infraestrutura Tecnológica é tema de debates

27.07.2015 - 19:33  
 
Nos próximos quatro dias, cerca de 40 profissionais da área tecnológica reúnem-se em Brasília para discutir a atual infraestrutura de serviços de rede do Ministério da Cultura (MinC). A pauta faz parte do primeiro encontro da Agenda Digital MinC, organizado pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) do Ministério.
 
O evento, voltado para a infraestrutura como serviço, foi construído de forma colaborativa desde sua concepção e conta com a participação de técnicos e profissionais da área de diversos estados brasileiros, entre eles, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia. A proposta do encontro é promover um debate público e direto que contribua com a migração para soluções livres e abertas. 
 
"O evento convidou pessoas de outros órgãos governamentais, da iniciativa privada e de instituições acadêmicas para contribuir. A ideia é ao final do encontro compartilhar o resultado da experiência com todos os parceiros", explicou o coordenador de infraestrutura tecnológica do MinC, Rogério Fernandes Pereira.
 
A programação inclui palestras e oficinas dos mais diversos temas: Infraestrutura como código, a revolução silenciosa; Teste automatizado de aceitação para código puppet; MDI - Monitoring-Driven Infrastructure, TDD para a sua infra; Docker, Docker Compose e troubleshooting.
 
Outra atração do evento são os desafios Hackers, que vão dar oportunidade de maior interação entre os participantes e proporcionar um laboratório de inovação tecnológica voltada para a infraestrutura. O encontro inaugura uma nova forma de discutir e incentivar a inovação.  
 
Mais informações: rogerio.pereira@cultura.gov.br
 
Karine Gonzaga
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura