Inscrições abertas para edital de coprodução com o Uruguai

 

3.4.2017 - 16:47  
 
 
Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abriram nesta segunda-feira (3) as inscrições para o edital de coprodução Brasil-Uruguai, lançado em parceria com o ICAU - Instituto de Cinema y Audiovisual. No total, estão previstos investimentos equivalentes a 300 mil dólares em dois projetos de longas-metragens de ficção, documentário ou animação.
 
No Brasil, concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Os projetos com participação majoritária brasileira devem ser apresentados por seus parceiros uruguaios ao edital lançado simultaneamente pelo ICAU - Instituto de Cinema y Audiovisual, no Uruguai. As inscrições para a Chamada Pública Prodecine 09/2017 - Coprodução Uruguai-Brasil devem ser realizadas pelo Sistema do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) até as 18h do dia 5 de junho.
 
O coprodutor minoritário brasileiro vencedor do edital receberá, em reais, valor equivalente a 150 mil dólares, visando a contratação de operações financeiras, exclusivamente, na forma de investimento. Em contrapartida, no concurso realizado no Uruguai, o coprodutor minoritário uruguaio receberá do ICAU valor equivalente a 100 mil dólares e a coprodutora majoritária brasileira receberá investimento complementar do FSA no valor de 50 mil dólares.
 
O edital binacional de coprodução com o Uruguai dá início a uma série de Chamadas Públicas do Programa Brasil de Todas as Telas a serem lançadas nas próximas semanas em parceria com institutos cinematográficos de Portugal, Chile, Itália e Argentina. No próximo dia 10 de abril, abrem as inscrições da Chamada Pública Prodecine 08/2017 - Coprodução Portugal-Brasil, em parceria com o  ICA-IP - Instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal. Na semana seguinte, no dia 17 de abril, é a vez da Chamada Pública Prodecine 10/2017 - Coprodução Chile-Brasil, em parceria com o Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA), do Chile. E para maio, estão previstos os editais em parceria com o INCAA - Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, da Argentina, e com a Direzione Generale per Il Cinema, da Itália, que terá sua primeira edição em 2017.
 
Além dos editais binacionais de coprodução internacional, o Programa Brasil de Todas as Telas opera também a Chamada Pública Prodecine 06 – Coprodução América Latina, que desde maio de 2015 funciona na modalidade de fluxo contínuo, oferecendo apoio a projetos minoritários brasileiros em parceria com 19 países latino-americanos.
 
Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Ministério da Cultura