« Voltar

MinC levará 20 pessoas à maior feira literária de língua hispânica

14.08.2015 - 12:25  

Acesso Rápido

 
Empreendedores do mercado literário têm oportunidade de participar da Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, que ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro. No evento, eles poderão conhecer parceiros comerciais, fechar negócios e divulgar suas iniciativas. O Ministério da Cultura (MinC) abre seleção pública para esta delegação, prevista para levar 20 pessoas, que irão representar a si próprios, a empresas ou a entidades sem fins lucrativos.
 
As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de agosto e 13 de setembro de 2015 no sistema SALICWeb  e o resultado da seleção está previsto para o mês de outubro.
 
O edital faz parte de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). É destinado a representantes de editoras, associações e grupos, fóruns, núcleos, coletivos literários, livreiros, curadores e agentes literários.
 
Segundo o secretário de Políticas Culturais do Ministério, Guilherme Varella, o edital é uma ação com potencial enorme de resultados positivos para a delegação que participará da Feira de Guadalajara. "Cada empreendedor que irá à FIL 2015 poderá conhecer novidades, apoiadores, compradores, possibilidades e redes que, talvez, até então não seriam possíveis", destaca Guilherme Varella.
 
O secretário de Políticas Culturais considera uma prioridade internacionalizar a cultura brasileira e fortalecer a presença do País em mercados mundiais estratégicos, garantindo a representatividade de nossa diversidade cultural. Nesse contexto, segundo Varella, o Ministério vai oferecer à delegação suporte para facilitar encontros, negócios e aproveitamento da feira. 
 
Para o diretor de Relações Internacionais do MinC, Gustavo Pacheco, a viagem à FIL permitirá a empreendedores brasileiros do setor literário apresentar-se a potenciais parceiros do mundo inteiro. "A Feira de Guadalajara é um dos mais importantes eventos do mercado editorial mundial e a mais importante feira literária dos países de língua espanhola. Acreditamos que muitos negócios e oportunidades podem ser gerados a partir desses contatos", afirma Gustavo Pacheco. "Assim, damos mais um passo significativo em nossa ampla estratégia para promover a cultura brasileira internacionalmente", complementa o diretor.
 
Esta é a primeira vez que o Ministério da Cultura lança um edital do programa Conexão Cultura Brasil #negócios, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC), voltado ao segmento literário. Em 2014, houve editais para as feiras ARCOmadrid, de arte contemporânea, em Madri; para a World Music Expo – WOMEX, de música, em Santiago de Compostela – ambas na Espanha; e para o festival Santiago a Mil, de artes cênicas, no Chile.
 
Membro da delegação brasileira selecionada, em 2014, para ir à Womex, Yves Finzetto, destaca que sua participação na feira foi além de suas expectativas.  "Realizamos negócios e concretizamos parcerias por meio da expansão de redes", lembra. Produtor musical e representante do Coletivo Panorama do Choro, Finzetto conta que, a partir da Womex, pôde se informar sobre como pessoas de outros países estão trabalhando com as diferentes formas de financiamento e de produção cultural.
Valor
 
Cada selecionado receberá do Ministério da Cultura o valor de R$ 9.828,75 como ajuda de custo para despesas relacionadas à participação na FIL 2015, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento e taxas de bagagem. O edital tem valor total de R$ 196.575. 
 
Antes da viagem para a feira, nos dias 23 e 24 de novembro, os contemplados pelo edital virão a Brasília para uma capacitação que contará com representantes do MinC, da ApexBrasil, do mercado e da própria FIL Guadalajara. Esta etapa é obrigatória a todos os contemplados pelo edital.
 
Segundo os organizadores da FIL, o público total da edição de 2014 foi de cerca de 765 mil pessoas. Estiveram presentes mais de 20 mil profissionais e quase 2 mil editoras. Desde 2012, a FIL realiza anualmente atividades dedicadas à literatura brasileira no âmbito do programa "Destinação Brasil", com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério das Relações Exteriores, da APEX e da Câmara Brasileira do Livro.
 
 
Marcelo Araújo
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura