« Voltar

Novas adesões ampliam alcance do Sistema Nacional de Cultura

 
 
6.10.2017 - 16:59  
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) anunciou nesta sexta-feira (6) a adesão de mais sete municípios das regiões Sul e Sudeste ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com as novas adesões, 2.483 municípios passaram a integrar o SNC - instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura adotado pelo MinC. 
 
Os municípios que passaram a integrar o sistema são: Bastos, em São Paulo; Brasópolis, Campanha, Carvalhópolis e Rio Acima, em Minas Gerais; Cruzeiro do Oeste, no Paraná; e Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.
 
Após a adesão ao SNC, estados e municípios podem aprimorar a gestão cultural, com a criação do órgão de gestão local, do conselho de política cultural, da conferência e do plano de cultura, além do sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema. 
 
O Ministério da Cultura realiza oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura. Com isso, o MinC tem buscado oferecer aos municípios as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura.
 
Outros municípios
 
No início desta semana, o MinC anunciou a adesão de 22 novos municípios: Carmo da Cachoeira, Cassia, Cristiano Otoni, Curapaque, Inconfidentes, Palma, Ewbank da Câmara e Ubaí, em Minas Gerais; Bom Jesus do Itabapoana e Miracema, no Rio de Janeiro; Nova Europa e Macaubal, em São Paulo; Gameleira, Ribeirão e Salgadinho, em Pernambuco; Santa Rosa de Lima e São João Batista, em Santa Catarina; Monte Alegre de Sergipe, em Sergipe; Dom Basílio, na Bahia; Umbuzeiro, na Paraíba; Tibau, no Rio Grande do Norte; e Palmitópolis, em Goiás.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura