« Voltar

Revista Filme Cultura: inscrições vão até 31 de agosto

 
 
8.8.2018 - 11:05  
 
 
Terminam no dia 31 de agosto as inscrições para a seleção de textos pare a 64ª edição da revista Filme Cultura. A publicação terá como tema o cinema negro, abordando a representação e a representatividade das pessoas negras no audiovisual nacional. As inscrições podem ser feitas neste link
 
A revista Filme Cultura é uma publicação dedicada à pesquisa, reflexão e divulgação do cinema brasileiro, abordando, de forma aprofundada, um tema a cada edição. A publicação é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e a Cinemateca Brasileira.
 
Serão aceitos textos inéditos, inscritos por pessoas físicas, homens ou mulheres, que se apresentem como autores do material enviado. Não há limite para o número de textos a serem inscritos por cada pessoa. O material pode ser derivado de um anterior, mas deve trazer novos dados ou abordagens. A revista também poderá receber textos de articulistas convidados.
 
A partir da temática "Cinema Negro", o material pode ser inscrito para as seguintes seções: 
 
Atualizando (análise acerca de tecnologias e suas implicações no audiovisual)
Um filme (crítica cinematográfica de um longa-metragem brasileiro)
Lá e cá (relação entre o cinema nacional e o internacional)
Outro olhar (relação entre o cinema e as demais áreas ou linguagens)
Perfil (relato sobre a trajetória de uma personalidade do cinema nacional)
Curtas (relatos sobre a realização de curtas-metragens)
Livro (críticas de livros sobre audiovisual)
Artigo (abordagem aprofundada sobre a temática da edição)
Entrevista (entrevista com personalidade do cinema ou especialista).
 
Filme Cultura
 
 A revista Filme Cultura foi lançada em 1966 pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), posteriormente Instituto Nacional de Cinema (INC) e Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme). Foram publicadas 48 edições, além de duas revistas especiais, feitas para os festivais de Cannes e Berlim, até que, em 1988, a revista teve sua atividade suspensa e deixou uma lacuna no segmento das publicações especializadas por quase 20 anos.
 
Em 2007, foi lançada uma edição especial da revista em comemoração aos 70 anos do INCE e aos 22 anos de existência do Centro Técnico Audiovisual (CTAv). A revista voltou a circular periodicamente apenas em 2010 e foi publicada até a edição 61, no final de 2013. Em 2017, a revista foi retomada, apostando em um novo modelo, mais sustentável: com a realização de um edital de chamada para textos, nos moldes de "call for papers" das revistas acadêmicas, o que permitiu ampliar as possíveis vozes e o acesso ao ambiente da pesquisa cinematográfica brasileira. Com o aprofundamento da segmentação por temática a cada edição, a revista registra um panorama mais complexo de setores, públicos e interesses relacionados ao audiovisual nacional.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura