Estão disponíveis na página do Plano Nacional de Cultura (PNC) as sugestões para o projeto apresentadas durante o seminário realizado no Paraná, nos dias 11 e 12 de agosto. Participaram dos grupos de trabalho (GTs) 156 pessoas.
Os seminários estaduais, iniciados em junho pelo de Minas Gerais, constituem a etapa final da discussão pública do projeto, que começou em 2003. Neles, os participantes se dividem em cinco GTs, correspondentes às estratégias (“eixos”) que formam o caderno de diretrizes do plano.
Seguem os links para os relatórios dos grupos que se reuniram em Curitiba:
Também é possível consultar na página o relatório dos seminários organizados em Minas, Ceará, Maranhão e Piauí. Em breve estará disponível o do Rio Grande do Norte.
Como nas outras capitais, as discussões em Curitiba tomaram como base o caderno de diretrizes para o plano e o relatório de revisão da publicação, aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) no fim de junho. O conselho é formado por 52 integrantes, entre representantes do poder público federal, estadual e municipal, dos segmentos artísticos e culturais, de entidades do campo da cultura e de diversas áreas da sociedade civil.
Participaram da mesa de abertura do evento três representantes do Ministério da Cultura: o secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy, o secretário de Articulação Institucional interino, Fred Maia, e o coordenador do Plano Nacional de Cultura, Gustavo Vidigal.
Além deles, estiveram presentes os deputados federais Ângelo Vanhoni e Rodrigo Rocha Loures, da Comissão de Educação e Cultura, a secretária da Cultura do Paraná, Vera Mussi Augusto, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, e o deputado estadual Péricles de Mello.
Está em curso, até sábado (23), o seminário da Bahia. Em seguida virão os eventos de Sergipe (dias 24 a 26 de agosto), Alagoas (28 a 30), Pernambuco (1 a 3 de setembro) e Amapá (3 e 4). Para conferir a agenda completa acesse este link.
O objetivo dos seminários nos estados é aperfeiçoar o texto que será encaminhado ao Congresso Nacional como contribuição ao projeto de lei do PNC, para o qual há expectativa de votação no primeiro semestre de 2009.
Ao final dos debates, as contribuições serão acatadas ou não de acordo com os seguintes critérios:
A etapa de debate final do texto que subsidiará a votação do plano no Congresso tem término previsto para outubro. É organizada pelo MinC e pela Câmara dos Deputados, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e das secretarias e órgãos de cultura estaduais. Além dos seminários, é possível enviar contribuições por meio deste site.