Notícias do CNPC

« Voltar

CNPC: conheça representantes dos Colegiados Setoriais

 
O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) realizou, de 24 a 29 de novembro, em Serra Talhada (PE), o último Fórum Nacional Setorial que definiu os integrantes dos Colegiados Setoriais de Artesanato, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Populares e Patrimônio Imaterial. Com isso, chegou ao fim o processo eleitoral de renovação do CNPC e de seus 17 Colegiados Setoriais. O Pleno será empossado no dia 16 de dezembro, em Brasília.
 
O processo eleitoral teve início em junho deste ano e envolveu mais de 70 mil brasileiros, que votaram e participaram da ação. O primeiro Colegiado a concluir sua nova composição foi o Indígena, em agosto.
 
De 10 a 13 de novembro, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional Setorial dos Segmentos Artísticos definiu os integrantes dos Colegiados Setoriais de Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais, Arte Digital e Livro, Leitura e Literatura.
 
Já de 17 e 20 de novembro, em Brasília (DF), o Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas elegeu os representantes dos Colegiados Setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Design, Moda, Patrimônio Material e GT (Grupo de Trabalho) de Museus.
 
O CNPC 
 
O CNPC tem a finalidade de propor a formulação de políticas públicas e promover a articulação e o debate entre os diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento de atividades culturais no território nacional. 
 
Além do Plenário (composto por representantes do Poder Público federal, estaduais e municipais e da sociedade civil, em um total de 58 pessoas), seus 17 Colegiados Setoriais tratam de forma mais aprofundada suas temáticas. São elas: Arquivos, Arquitetura e Urbanismo, Artesanato, Arte Digital, Artes Visuais, Culturas Afro-brasileiras, Cultura Indígena, Cultura Popular, Circo, Dança, Design, Livro, Leitura e Literatura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.
 
Cada Colegiado é composto por 15 titulares e 15 suplentes e indica um representante para participar da Plenária do CNPC. Além dos 30 representantes da sociedade civil, outros 10 (sendo cinco titulares e cinco suplentes) são representantes do Poder Público. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura