Notícias do CNPC

« Voltar

CNPC: encerra amanhã o prazo para eleição de delegados

6.10.2015 - 11:00  - Atualizada em 7.10.2015 - 11:21 
 
Acaba amanhã, dia 7, o prazo para votar nos delegados estaduais que participarão dos Fóruns Nacionais Setoriais que integram o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), principal instância nacional de diálogo e participação popular sobre políticas culturais. A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de outubro.
 
Todas as 72.871 pessoas que se inscreveram para votar nos fóruns setoriais do CNPC selecionaram, no ato da inscrição, um estado e um dos 16 Colegiados Setoriais. As pessoas que votaram até o dia 26/09, data do final das inscrições, podem alterar uma única vez o candidato em que votou. Na página www.cultura.gov.br/votacultura, o eleitor inscrito escolheu o estado e o Setorial em que deseja votar. 
 
Os 16 Colegiados Setoriais em renovação são Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Populares, Dança, Design, Literatura, Livro e Leitura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro. 
 
Cada Colegiado é composto por 20 titulares (sendo cinco do Poder Público e 15 representantes da sociedade civil) e o mesmo número e distribuição de suplentes. O mandato dos eleitos é de dois anos, renovável por igual período. O trabalho no Conselho não é remunerado e inclui duas reuniões por ano. Já os integrantes do CNPC têm quatro reuniões anuais. 

Definição dos candidatos 

Cada estado pode escolher de 1 a 3 delegados estaduais por Colegiado. O número variou conforme a mobilização em cada um dos encontros presenciais em todas as capitais do País e no Distrito Federal. De 3 até 30 inscritos presentes nos encontros nas capitais, rendeu ao Estado a eleição de um delegado para o Fórum Nacional. Com 31 a 100 inscritos presentes, os estados puderam eleger dois delegados estaduais e, a partir de 101 inscritos presentes, eles puderam eleger 3 delegados para o Fórum Nacional.
 
Os nomes que comporão os novos Colegiados serão escolhidos nos Fóruns Nacionais. Usando o Setorial de Arquivos como exemplo, a definição dos 30 representantes (15 titulares e 15 suplentes) do Colegiado vai ser realizada da seguinte maneira: juntando todos os delegados mobilizados por estado, 32, mais os 14 delegados natos (titulares da gestão passada que podem se reeleger), somam 46 pessoas. Os 46 votam entre si e elegem os 30 mais votados. 
 
Uma segunda votação é realizada entre os titulares eleitos do Colegiado para saber quem irá representá-los na Plenária do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Cada Colegiado tem direito a um assento no CNPC.    
 
As ações dos eleitos têm como finalidade propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e fomento de atividades culturais em todo território nacional.
 
Confira a relação dos candidatos natos, a lista de vagas que cada Estado poderá contar na eleição e, para mais detalhes sobre os candidatos por Setorial e Estado, acesse a plataforma digital e escolha por Setorial e depois por Estado.
 
Vale lembrar que o eleitor também pode trocar, se quiser, de candidato (uma única vez), mas deve manter o Setorial e estado. 
  
Em caso de dúvidas, a coordenação do CNPC do Ministério da Cultura oferece uma série de canais para relacionamento com os eleitores: o "Fale Conosco" da plataforma digital e o atendimento pelas redes sociais (Facebook e Twitter); pelo e-mail votacultura@cultura.gov.br; por meio um aplicativo de celular (WhatsApp) pelo número (61) 9241 0630 e ou ainda o atendimento por telefone no (61) 2024 2186.
 
 
Camila Campanerut 
Assessoria de Comunicação 
Ministério da Cultura