Notícias do CNPC

« Voltar

CNPC: Setoriais das Áreas Técnicas definem representantes

17.11.2015 - 9:17  
 
 
O segundo dos três fóruns nacionais de renovação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) será realizado de 17 a 20 de novembro, em Brasília (DF).  O Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas definirá quem serão os representantes dos Colegiados Setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Design, Moda, Patrimônio Material e GT (Grupo de Trabalho) de Museus.
 
A abertura será na noite desta terça-feira (17), às 18h30, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, onde serão realizados os encontros de cada colegiado separadamente. Durante os encontros, serão definidos quais integrantes de cada colegiado irão compor o Plenário do CNPC.
 
Processo eleitoral 
 
O CNPC tem a finalidade de propor a formulação de políticas públicas, promover a articulação e o debate entre os diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento de atividades culturais no território nacional. 
 
Além do Plenário (composto por representantes do Poder Público federal, estaduais e municipais e da sociedade civil, em um total de 58 pessoas), seus 17 Colegiados Setoriais tratam de forma mais aprofundada suas temáticas. São elas: Arquivos, Arquitetura e Urbanismo, Artesanato, Arte Digital, Artes Visuais, Culturas Afro-brasileiras, Cultura Indígena, Cultura Popular, Circo, Dança, Design, Livro, Leitura e Literatura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.
 
Os Colegiados ligadas às linguagens tiveram seus representantes definidos na semana passada, no Fórum do Rio de Janeiro. O Colegiado Indígena teve um processo eleitoral separado e concluído em agosto. Já os grupos ligados às culturas tradicionais e patrimônio serão definidas na próxima semana.
 
A posse dos eleitos nos 16 Colegiados para o biênio 2015/2017 será em dezembro. Cada Colegiado é composto por 15 titulares e 15 suplentes e indica um representante para participar da Plenária do CNPC. Além dos 30 representantes da sociedade civil, outros 10 (sendo cinco titulares e cinco suplentes) são representantes do Poder Público. 
 
O processo eleitoral dos 17 Colegiados Setoriais envolveu mais de 70 mil brasileiros. 
 
Acompanhe neste link mais informações sobre o processo eleitoral e o funcionamento do CNPC.
 
Camila Campanerut
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura