Notícias do CNPC

« Voltar

Processo eleitoral do CNPC chega à etapa final

06.11.2015 - 10:47  
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) encerra em novembro a renovação da maior e principal instância de participação social da Pasta, o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com a realização de três fóruns nacionais.
 
Nesses encontros, serão definidos os integrantes dos 16 colegiados setoriais que compõem o CNPC. Cada fórum reunirá algumas dessas áreas, por afinidade.  Além dos membros dos colegiados setoriais (titulares e suplentes), também serão eleitos os representantes no Pleno do CNPC.
 
De 10 a 13 de novembro, será realizado, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional Setorial dos Segmentos Artísticos, que reunirá as áreas de Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais, Arte Digital e Livro, Leitura e Literatura.
 
Na semana seguinte, em Brasília, o Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas será de 17 a 20 de novembro, e contemplará os Colegiados Setoriais de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos e GT de Museus.
 
De 24 a 29 de novembro, serão divulgados os resultados dos novos participantes para o biênio 2015/2017 dos Setoriais de Cultura Popular, Afro-brasileira, Patrimônio Imaterial, Artesanato e GT Indígena.
 
Durante os fóruns, haverá a reunião dos representantes estaduais eleitos e dos delegados natos da gestão anterior de cada Colegiado para a eleição da nova composição dos 16 Colegiados, isso porque o Setorial de Culturas dos Povos Indígenas concluiu seu processo separadamente em agosto deste ano
 
O ministério irá arcar com todos os custos de passagens e hospedagens dos delegados eleitos e dos delegados natos. A equipe do MinC entrará em contato com todos os delegados (as). 
 
As representações regionais do MinC estão à disposição dos delegados (as) para esclarecer todas as dúvidas e facilitar a comunicação entre os delegados e a organização dos Fóruns. 
 
Sobre o CNPC
 
O CNPC tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento de atividades culturais no território nacional. 
 
Cada Colegiado é composto por 15 titulares e 15 suplentes e indica um representante para participar da Plenária do CNPC. Além dos 30 representantes da sociedade civil, outros 10 (sendo cinco titulares e cinco suplentes) são representantes do Poder Público. 
 
O processo eleitoral dos 17 Colegiados Setoriais envolveu mais de 70 mil brasileiros. 
 
Acompanhe neste link o processo eleitoral do CNPC.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura