Cultura Viva: seminário internacional avalia programa

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizam de 18 a 20 de novembro, em Pirenópolis, Goiás, uma reflexão crítica das diretrizes conceituais do Programa Cultura Viva.

marca_seminarioculturaviva_fundoazul.jpg

A partir da experiência vivida nos Pontos de Cultura e de outras ações do Programa desenvolvido pela SCC/MinC, o Seminário Internacional do Programa Cultura Viva visa a convergência entre os conhecimentos e conceitos estruturantes e os saberes que emergem da experiência social - em especial aquela desenvolvida nas redes de Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil.

Estão sendo esperados 156 representantes de Pontos de Cultura, gestores do Programa Cultura Viva, parceiros institucionais e acadêmicos convidados para compor o grupo que estará reunido para aprofundar a compreensão de como os conceitos estruturantes de Protagonismo,  Autonomia, Empoderamento e Gestão em Rede foram absorvidos e transformados a partir da experiência social.

Dentre os convidados internacionais estarão presentes Maria Benites e Bernd Flichtner (Instituto Vigotsky, Alemanha), Paul Heritage (Universidade de Londres, Inglaterra) e Candece Slater (Universidade de Berkley, Estados Unidos). Do Brasil, pesquisadores como Albino Rubim (UFBA), Cláudia Leitão (UFCE), Cezar Pereira (UEPE), Doriedson Almeida (UFS) e Lia Calabre (Casa de Rui Barbosa) dialogam com experiências de Pontos de Cultura de diferentes matizes oriundos de todas as regiões do país.

A programação tem início na quarta-feira (dia 18), com a visita dos convidados ao Ponto de Cultura Atitude, da Ceilândia (DF). A seguir, os participantes seguem para cidade histórica de Pirenópolis, onde acontece a cerimônia de abertura, às 19h, na Pousada dos Pirineus, feita pelo secretário de Cidadania Cultural (SCC/MinC), Célio Turino. Também participam o secretário do Audiovisual (SAV/MinC), Silvio Da-Rin, e a secretária de Articulação Institucional (SAI/MinC), Silvana Meireles. Nos dias 19 e 20, os participantes dividem-se em atividades de discussão em grupo e troca de experiências.

O seminário internacional terá transmissão via Internet, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e terá cobertura através do microblogue Twitter - que utilizará para buscas a palavra-chave (hashtag#culturaviva.

Caminhos Norteadores

As perguntas-chave que norteiam as discussões são “o que há de comum e de diferente nessas experiências narradas? Como identificar pontos e modos de articulação, sem perda de identidade e autonomia?”.

Em busca das respostas, o formato do seminário traz uma contraposição de linguagens e estéticas reunidas em dois espaços: Círculo de Convergência e Grupos Aglutinadores (GAs). Para Valéria Labrea, consultora responsável pela organização do encontro, “essa ideia enfatiza a valorização de uma nova atitude epistemológica de curiosidade em relação aos diferentes sentidos que as noções estruturantes do programa materializam na experiência vivida”.

O Círculo de Convergência, segundo Valéria, “é um espaço dialógico intertemático que torna possível ampliar o debate com a participação plena de todos convidados”. A ideia do círculo enfatiza o protagonismo de todos os participantes que não são meros assistentes e contribuem ativamente a partir da experiência vivida e/ou acadêmica, reforçando a idéia do ministro Juca Ferreira de “colagem de subjetividades”, onde “não há expectadores, mas tão somente interlocutores”.

Já os oito Grupos Aglutinadoores (GAs) visam aprofundar e enfatizar as questões norteadoras do debate a partir de um conjunto de pessoas reunidas a partir do tema de suas ações e trabalho que dialogam e trocam saberes. Os participantes devem focar sua argumentação para dar respostas a questões que tem o objetivo de ressiginificar e adensar os conceitos estruturantes do Programa Cultura Viva e as diferentes experiências que eles suscitam.

Outras informações: (61) 2024-2513 e seminario@cultura.gov.br.

Texto: Comunicação SCC/MinC

Nenhum Comentário para “Cultura Viva: seminário internacional avalia programa”

RSS dos comentários | Trackback URI

Últimos Comentários:

Deixar para comentário

Nome(obrigatório)

Email (não será divulgado para os demais usuários)

Digite seu comentário

Website (opcional)


Voltar ao Topo