Brasil Acesso à Informação

Após 15 anos, Grupo Harém de Teatro, do Piauí, volta a se apresentar no Rio

O grupo Harém de Teatro, do Piauí, apresentou na noite de terça-feira, 14 de dezembro, na sala Sidney Miller, a peça “Raimunda Pinto, sim senhor!”. O espetáculo faz parte da etapa carioca do Circuito Interações estéticas, a última de 2010, após 15 anos desde a última apresentação no Rio, no teatro Cacilda Becker. Com oito atores e dois músicos, o grupo mostra a trajetória de Raimunda Pinto, uma mulher cearense ‘jovem, feia, pobre e que tem lábio leporino`.

A história criada por Chico Pereira se passa em 1942, durante a segunda guerra mundial, e narra a vida de Raimunda, que sonha em fazer uma plástica para consertar seu lábio e fazer um curso de enfermagem. Raimunda, no entanto, consegue muito mais do que isso, mas não fica feliz. “A trama mostra a força e determinação do povo cearense, que sempre acaba querendo voltar para sua terra natal e investir o que ganhou”, afirma o ator Francisco Pellé, que desde a estreia, em 1992, em Teresina, vive Raimunda, a personagem principal. “Encenamos pela primeira vez essa peça há 18 anos, ela é um dos nossos destaques. O grupo existe há 25 anos, estou nele desde o começo, e no palco estão praticamente todos os atores do elenco inicial”, conta.

O grupo Harém faz parte do Pontão de Interações Estéticas Harém, de Teresina, que recebe como residentes alguns artistas contemplados pelo prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. “Estamos muito contentes de fazer parte do Circuito Interações estéticas, que faz artistas e projetos de grande envergadura e de diferentes níveis estéticos interagirem. É uma grande oportunidade para trocar experiência com outros artistas. Gostaríamos muito de ver o circuito indo para outras capitais fora do eixo principal. Esperamos que isso aconteça no ano que vem”, afirmou Pellé.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • Twitter
  • Tumblr
  • LinkedIn
  • email
  • Print


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCS Quadra 09 Lote C Torre B 9º andar - Ed. Parque Cidade
Brasília-DF CEP: 70308-200