Brasil Acesso à Informação

Cultura Viva no Brasil e na Argentina

Nos dias 14 e 15 de novembro, a Secretária de Cidadania Cultural, Márcia Rollemberg, estará na cidade de Buenos Aires, junto à comitiva do Ministério da Cultura, para assinatura de Memorando de Entendimento com a Secretaria Nacional de Cultura da Argentina.  O acordo tem como objetivo ampliar a cooperação e o intercâmbio de informações na área de cidadania e diversidade cultural entre os dois países.

Após visitas técnicas ao Brasil, para conhecer o Programa Cultura Viva desenvolvido pelo Ministério da Cultura desde 2004, o governo argentino criou o Programa “Puntos de Cultura”, cujo edital para seleção dos pontos argentinos foi lançado em agosto deste ano.

Este programa busca fortalecer o trabalho das organizações sociais e comunidades indígenas argentinas que promovam a inclusão social e incentivem a valorização da identidade local por meio da participação da comunidade no desenvolvimento da arte e da cultura regional.

Por meio deste acordo, o Ministério da Cultura do Brasil irá colaborar com sua expertise na implementação do programa argentino de Pontos de Cultura. Para isso, será desenhado um plano de trabalho com as atribuições e responsabilidades dos respectivos órgãos no desenvolvimento destas políticas de cultura.

Também estão previstos, o intercâmbio de ações e informações sobre os programas e a realização de encontros e seminários. Ações futuras poderão ser incluídas conforme as necessidades de ambos os países.

A Argentina é importante parceiro do Brasil no âmbito do MERCOSUL Cultural, onde realizam debates multilaterais em diversas áreas. O acordo atende aos princípios da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, assinada no âmbito da Unesco, e amplia as possibilidades de atuação conjunta estabelecidas no Programa de Cooperação Cultural firmado entre os dois países em dezembro de 2003 e renovado em 2009.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • Twitter
  • Tumblr
  • LinkedIn
  • email
  • Print


Participação do Leitor


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCS Quadra 09 Lote C Torre B 9º andar - Ed. Parque Cidade
Brasília-DF CEP: 70308-200