MinC reconhece e valoriza contribuição cigana à diversidade cultural brasileira
No dia dia 24 maio, os povos ciganos do Brasil celebram sua festa mais tradicional, homenageando Santa Sara Kali, padroeira universal dos povos ciganos.
Essa é a data consagrada no país ao Dia Nacional do Cigano, instituído em 25 de maio de 2006, por meio de decreto presidencial, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e das identidades culturais brasileiras. Internacionalmente, o dia dos ciganos é comemorado em 8 de abril, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1971.
Em reconhecimento à contribuição da cultura cigana para a formação da diversidade brasileira, o Ministério da Cultura (MinC) instituiu o Prêmio Culturas Ciganas, valorizando ações individuais ou coletivas voltadas ao fortalecimento das expressões culturais ciganas, contribuindo assim para a continuidade e manutenção das identidades dos diferentes clãs e povos presentes no Brasil.
Em 2010, foram investidos R$ 300 mil com 32 propostas contempladas. Os pagamentos foram realizados em abril deste ano, pois o edital encontrava-se nos Restos a Pagar do ano passado. Veja lista de premiados.
Para Marcelo Manzatti, Coordenador-Geral de Culturas Populares e Tradicionais na nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, que resultará da integração entre as secretarias de Cidadania Cultural e Identidade e Diversidade, a segunda edição do prêmio foi um avanço na “relação e no diálogo entre a sociedade e os coletivos da cultura cigana que são múltiplos, nômades e muitas vezes invisíveis. È uma forma de mapeamento e fortalecimento da divulgação de uma cultura milenar”, acredita.
Celebração
Povos nômades cujas origens localizam-se na região do Punjab, hoje parte do Paquistão, os ciganos chegaram ao Brasil em 1574, vindos da Europa. Atualmente, segundo a Fundação Santa Sara Kali, existem aproximadamente quase 1 milhão de ciganos vivendo no Brasil.
A Fundação Santa Sara Kali, sediada no Rio de Janeiro, organiza este ano a XIII Cruzada Pela Paz Mundial, com uma programação especial com música, dança, palestras, cartomantes e gastronomia cigana.
A comemoração acontece desde 2003 no Parque Municipal Garota de Ipanema, na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro, local onde existe o primeiro templo de Santa Sara Kali ao ar livre na América Latina: “é o primeiro ponto de referência do povo cigano no Brasil”, reconhece a Presidente da Fundação Santa Sara Kali, e conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Mirian Stanescon. A entrada para o evento é gratuita.
Texto: Comunicação SID-SCC/MinC
- Publicado por scc.comunica
- Categoria: Notícias
- Tags: brasil, celebração, ciganos, cultura, culturas ciganas, diversidade, minc, premio

Participação do Leitor