Novos editais, ações transversais, gestão e transparência foram temas de encontro no Recife
Pontos de Cultura, gestores e agentes culturais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas marcaram presença em caravana para a 9ª edição dos Encontros Rumo à Cidadania Cultural, que aconteceu no Recife, dia 17 de maio, ocupando com cerca de 500 participantes o Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).
Marta Porto, dirigente da nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em fase de criação, abriu o debate divulgando uma agenda voltada ao realinhamento de políticas culturais para os programas Cultura Viva e Brasil Plural, com destaque para o atendimento de demandas de grupos étnicos, culturais e de gênero que estão dentro dos compromissos das pasta, como povos ciganos, culturas tradicionais, matriz africana e LGBT.
Também estão sendo elaboradas ações interministeriais afim de colocar a cultura em diálogo com outras políticas públicas do Governo Federal. “Temos que pensar como a cultura contribui para os desafios da sociedade brasileira”, afirmou Porto. “Fazer com que o cidadão se aproxime do universo cultural, democratizando a produção e o acesso, é um dos maiores desses desafios”.
Sobre os novos caminhos da gestão pública, Marta Porto apontou: “os esforços do MinC estão sendo feitos por meio de uma agenda comum de ações, especialmente pautada no Plano Nacional de Cultura. Os novos editas serão resultado da soma de esforços e recursos das secretarias e vinculadas do MinC, que estão no momento em busca de um plano de gestão comum”, explicou.
Marta Porto ressaltou ainda a importância das políticas para a infância e juventude, anunciando para breve um Termo de Cooperação entre MinC e Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República para o desenvolvimento de projetos comuns.
Participação do público
O segundo momento do encontro foi marcado pelas perguntas do público presente e dos que acompanhavam a transmissão via internet. O tema da boa gestão publica referente a editais de seleção foi o ponto alto das intervenções, especialmente em torno dos editais Agente Escola Viva e Agente Cultura Viva 2009, que enfrentam problemas de ordem jurídica para serem pagos.
Afim de ampliar o fluxo de comunicação entre o MinC e a sociedade, está previsto para ser lançado em junho uma central de atendimento em todas as Representações Regionais do Ministério da Cultura, criando assim um maior dialogo com os agentes culturais, assim como esclarecendo dúvidas sobre pagamentos de editais e convênios atrasados.

Adiel Luna, poeta, repentista e coordenador do Ponto de Cultura Tecer, de Camaragibe (PE), cantou na abertura do encontro
Além de Marta Porto e César Piva, Coordenador do Programa Cultura Viva, compuseram a mesa de debate Fábio Lima, Chefe da Representação Regional Nordeste do MinC; Márcia Souto, Secretária de Cultura de Olinda; o Secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte; representando a Fundação José Augusto (RN), Sancler Medeiros, e Fabiano Santos, da Rede dos Pontos de Cultura de Pernambuco. Também esteve presente Chico César, Secretário de Estado da Cultura da Paraíba.
Os Encontros Rumo à Cidadania Cultural já passaram por Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre, Vitória (ES) e Belém (PA). Após o evento no Recife, ainda será realizado este mês um encontro em Manaus (AM). Saiba mais como foram as edições anteriores.
Texto: Comunicação SCC-SID/MinC
Fotos: Daniel Lamir /RRNE-MinC
- Publicado por scc.comunica
- Categoria: Cultura e Cidadania, Notícias
- Tags: brasil, cidadania, cultura, cultural, encontro, marta porto, minc, nordeste, pernambuco, políticas, públicas, recife


Participação do Leitor