Educação e Cultura

12.08.2015 - 18:47

 

Mais Cultura nas Escolas 

Cultura e arte como base para a educação integral
 
A aproximação entre cultura e educação é estratégica para o desenvolvimento cultural do País e para a qualificação da educação brasileira.
É mais fácil aprender quando as abordagens pedagógicas são criativas e têm relação com a realidade cultural das crianças e jovens. Com o Mais Cultura nas Escolas, o ensino de crianças, adolescentes e jovens vincula-se às experiências culturais e artísticas das comunidades em que vivem. 
 

Mais Cultura nas Universidades

União dos saberes científicos e populares

O Programa Mais Cultura nas Universidades utiliza os campi e os institutos federais de ensino como centros irradiadores de produção artística e cultural para as comunidades. São realizadas ações de extensão, pesquisa e inovação em conjunto com grupos artísticos locais.
Um total de 28 universidades e institutos federais foram apoiados diretamente pelo programa e outras 73 instituições federais já apresentaram planos de cultura.
 
 

Pronatec Cultura

Programa fomenta a economia e amplia a renda

O Pronatec Cultura oferece qualificação profissional que fortalece as cadeias produtivas da cultura, promovendo a formalização do setor, inclusão profissional e aumento da renda.
Está presente em 228 municípios de 19 estados brasileiros, com 7.702 pessoas formadas até o primeiro semestre de 2015.
São 65 cursos de formação como fotógrafo, vitrinista, iluminador cênico, sonoplasta, ilustrador e assistente de produção, ofertados pelos Institutos Federais, Sistema S e escolas profissionalizantes.