Notícias Gerais

« Voltar

Galo da Madrugada arrasta multidão pelas ruas do Recife

 
 
10.2.2018 - 16:45  
O desfile deste sábado marcou as comemorações dos 40 anos do Galo da Madrugada, criado em 1978 por Éneas Freire (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
Tradicional bloco de rua do Recife, o Galo da Madrugada levou uma multidão para as ruas de quatro bairros, no centro da capital pernambucana. O desfile deste sábado marcou as comemorações dos 40 anos do bloco, criado em 1978 por Éneas Freire, que saía pelas ruas do bairro São José, com familiares e amigos, todos mascarados, anunciando a abertura do Carnaval, nas madrugadas de sábado.
 
Ao longo desses 40 carnavais, o bloco se consolidou e conquistou seguidores não só em Pernambuco, mas no país inteiro. Há filhos do Galo da Madrugada fora dos domínios pernambucanos - no Distrito Federal, em Alagoas e no Piauí, por exemplo. Neste ano, além das atrações nacionais que circularam pelos camarotes e nos trios elétricos, o Galo homenageou os carnavais do passado e os que ajudaram a transformá-lo em um bloco com fama internacional.
 
As projeções dos organizadores indicavam que mais de 2 milhões de pessoas se espalharam pelos seis quilômetros do circuito Galo da Madrugada, que passa obrigatoriamente pela ponte Duarte Coelho, sobre o rio Capibaribe, onde fica a grande estátua colorida do Galo da Madrugada.
Durante o desfile houve o tradicional parabéns.
 
O Galo fez questão de anunciar que são 40 anos de Carnaval, mas "a alegria é para sempre". O trio elétrico de encerramento do desfile destacou a atuação do bloco na promoção da cultura e do folclore de Pernambuco. Também convidou os foliões para o próximo Carnaval: "nos vemos no dia 02/03/2019 - em uma clara referência que a preparação da festa começa na Quarta-Feira de Cinzas.
 
Leia mais:
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Dia do Ministro