Dia do Ministro

« Voltar

Festa Nacional da Música mobilizará Porto Alegre e Bento Gonçalves em outubro

 


25.07.2018 - 19:25  

Fernando Vieira, diretor da Festa Nacional da Música, convida o ministro Sérgio Sá Leitão para participar do evento, que ocorre em outubro em Porto Alegre e Bento Gonçalves. Foto: Clara Angeleas (Ascom/MinC)

 

Fernando Vieira, o diretor da Festa Nacional da Música, evento que reúne músicos de todas as regiões do Brasil, de 11 a 24 de outubro, em Porto Alegre e Bento Gonçalves, esteve no Ministério da Cultura, nesta quarta-feira (25). Fernando convidou o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para participar, no dia 20 de outubro, da cerimônia de abertura do Congresso Nacional da Música, uma das atividades que compõem a extensa programação do evento, junto a apresentações, palestras, mesas redondas, entre outras.

Para essa edição, o investimento será de R$ 2,5 milhões, captados com patrocinadores locais e lei estadual de incentivo fiscal. A expectativa é de que a Festa Nacional da Música ajude a gerar cerca de mil postos de trabalho diretos, além de movimentar a economia turística local, com alta taxa de ocupação de hotéis das cidades – apenas a produção do evento já adquiriu mais de 800 passagens aéreas para artistas e profissionais ligados ao mercado da música.

A Festa é considerada o maior encontro da música brasileira e reúne artistas de todos os estilos. "Nós levamos música para a rua. Colocamos artistas em ônibus, creches, asilos, escolas, praças, levamos a música a todos os locais da cidade", ressalta o diretor. Na edição do ano passado, somente as atrações regionais levaram às ruas de Porto Alegre 200 mil pessoas.

Criada em 1975, com o nome de Festa do Disco, a Festa Nacional da Música é parte da história musical brasileira, onde diversos nomes da MPB foram lançados. O evento deixou de acontecer por dez anos e voltou com novo nome e formato em 2005. Desde então, retomou e ampliou o espaço no coração dos principais nomes da música nacional. "Trazemos músicos de todos os estilos. Já tivemos, por exemplo, Chorão, Zezé di Camargo e Ângela Maria cantando juntos em uma jam session durante a madrugada", comenta Fernando Vieira.

O ministro Sérgio Sá Leitão manifestou seu interesse de comparecer ao evento.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura