Dia do Ministro

Ministro se reúne com prefeitos e parlamentares nesta terça-feira (17)

 
 
18.10.2017 - 10:31
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu nesta terça-feira (17) o deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO), presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Na pauta, a participação do ministro em agendas culturais de música e do audiovisual que serão realizadas em Goiás até o fim do ano.
 
Sá Leitão também se reuniu com o prefeito de Barra Mansa (RJ), Rodrigo Drable, e os deputados federais Alexandre Serfiotis (PMDB/RJ) e Cristiane Brasil (PTB/RJ). Foram discutidos na reunião assuntos referentes a projetos culturais do município fluminense e a renovação do período de captação de recursos por meio da Lei Rouanet. A manutenção da Orquestra Sinfônica de Cordas, um dos ícones artísticos do município, foi um dos destaques da pauta. "É preciso sensibilizar as empresas para investirem na cultura da cidade e em projetos tão importantes como a Orquestra", destacou Sá Leitão.
 
Também estiveram no Ministério da Cultura (MinC) os embaixadores da Polônia, Andrzej Braiter; do Irã, Seyed Ali Sagheyan; e do México, Salvador Arriola. Em audiências separadas, os três embaixadores debateram com Sá Leitão propostas para estreitar as relações culturais entre o Brasil e seus países.
 
O embaixador polonês manifestou o interesse do país em fazer um acordo com o Brasil para coprodução audiovisual. O ministro sugeriu que sejam acertados encontros entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o instituto polonês para encaminhar a discussão da proposta.
 
Já o embaixador do México tratou do acordo assinado entre os governos brasileiro e mexicano para promoção cultural. Assim como a Polônia, o México tem interesse em estreitar laços com o Brasil na área audiovisual.
 
Salvador Arriola também falou da intenção do governo mexicano de homenagear o escritor Monteiro Lobato e o arquiteto João Filgueiras. O ministro e o embaixador falaram ainda sobre a realização de exposição de oratórios brasileiros no México.
 
Audiovisual
 
No Senado Federal, o ministro discutiu projetos culturais com o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Acompanhado do candidato à diretoria da Ancine Christian de Castro, que aguarda aprovação de seu nome pelo Plenário do Senado, Sá Leitão analisou o panorama do audiovisual no País e a utilização derecursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) no fomento à produção nacional.
 
No início da noite, o ministro se encontrou com o senador Hélio José (PROS-DF) para debater assuntos relativos ao desenvolvimento do setor cultural no Distrito Federal, como a reforma do Teatro Nacional e a finalização de um teatro que está sendo construído na Região Administrativa de Samambaia, a quarta maior do DF. 
 
"Brasília é um dos principais polos culturais do País, nossa capital federal. Portanto, não podemos aceitar que o Teatro Nacional, um equipamento cultural tão relevante para o Brasil, onde tantos espetáculos fundamentais foram realizados, permaneça fechado", destacou Sá Leitão. 
 
De acordo com o ministro, o Ministério da Cultura está à disposição para ajudar e viabilizar a restauração e a reabertura do Teatro Nacional de Brasília. "Além disso, estamos prontos para trabalhar em prol da cultura de todo do Distrito Federal. Nossa expectativa é que possamos desenvolver muitas ações em parceria com o senador Hélio José", concluiu.
 
Ministro Sérgio Sá Leitão e deputado Thiago Peixoto (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Sá Leitão se reuniu com o prefeito de Barra Mansa (RJ), Rodrigo Drable, e os deputados federais Alexandre Serfiotis e Cristiane Brasil (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   
Ministro Sérgio Sá Leitão e embaixador da Polônia, Andrzej Braiter (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Ministro Sérgio Sá Leitão e embaixador do Irã, Seyed Ali Sagheyan (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   
Ministro Sérgio Sá Leitão e embaixador do México, Salvador Arriola (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC) Ministro Sérgio Sá Leitão e senador Ciro Nogueira (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
   
 
Ministro Sérgio Sá Leitão, Christian de Castro e senador Hélio José (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)  
   
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura