Dia do Ministro

Ministro participa de encontro de operadoras de TV por assinatura e banda larga

 
 
21.11.2017 - 16:30  
Sá Leitão destacou o papel estratégico do setor de banda larga não só para o segmento cultural, mas também para a economia em geral (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou nesta terça-feira do encontro de encerramento do ano da NEOTV, associação que reúne operadoras de TV por assinatura e banda larga, com atuação em municípios de pequeno e médio portes. Sá Leitão destacou o papel desse segmento na democratização do acesso à banda larga e aos conteúdos distribuídos por essas operadoras. "Esse é um papel chave em um país de dimensões continentais e de múltiplas realidades, como o Brasil", afirmou.
 
Sá Leitão destacou o papel estratégico do setor de banda larga não só para o segmento cultural, mas também para a economia em geral. O ministro lembrou que as atividades culturais e criativas representam 2,64% do Produto Interno Bruto do país, colocando-se entre os cinco maiores segmentos da economia brasileira. Sem contar que essas atividades impactam positivamente outros setores, como telecomunicações e eletroeletrônicos.
 
Além do peso no PIB brasileiro, a economia da cultura tem importância na geração de empregos no País. Hoje são cerca de um milhão de postos de trabalho em cerca de 250 mil empresas e instituições. "Mas o mais importante não é o que somos hoje, mas o que podemos nos transformar", afirmou Sá Leitão.
 
O ministro destacou ainda que dois grupos de trabalhos foram criados para tratar de temas de interesse das reúne operadoras de TV por assinatura e banda larga. Um avalia a incidência da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematrográfica Nacional (Condecine) sobre o segmento de vídeo sob demanda, cujo primeiro relatório será apresentado nesta quarta-feira, na reunião do Conselho Superior de Cinema. Outro grupo cuida de propostas para combater a pirataria e tem reunião marcada para a primeira semana de dezembro. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura