Dia do Ministro

Iniciativas culturais de Paraty são apresentadas ao MinC

08.03.2018 - 18:50   

"Paraty é um dos mais importantes polos culturais do Brasil", Sá Leitão, em reunião com representantes da cidade (Foto: Acácio Pinheiro / Ascom MinC)
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, reuniu-se nesta quinta-feira (8), em Brasília, com o vice-prefeito de Paraty (RJ), Luciano Vidal, e a secretária de Cultura do município, Cristina Maseda.
A secretária apresentou ao ministro as principais iniciativas da cidade na área cultural, com ênfase em projetos de economia criativa. Além da reforma de um antigo cinema e da construção de um mercado de peixes, a cidade investe em um centro de formação para jovens, entre outros projetos.
 
Sá Leitão destacou que o Ministério da Cultura (MinC) é parceiro da prefeitura e incentivou a cidade a criar um festival de cinema. O ministro espera que a nova sala de exibição funcione em caráter permanente, com programação atualizada de filmes. "Paraty é um dos mais importantes polos culturais do Brasil", reforçou o ministro.
 
Em outubro do ano passado, Paraty foi selecionada para fazer parte da Rede Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na categoria gastronomia. Há uma semana, a cidade teve aceita a sua candidatura a Patrimônio Mundial pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.
 
A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, reforçou o valor cultural e natural de Paraty, que concorre ao ingresso Lista do Patrimônio Mundial como sítio misto. "O trabalho técnico do Iphan resgatou a importância de Paraty e suas paisagens preservadas, na relação histórica com suas rotas singulares para o mar e para a terra, onde comunidades tradicionais seguem em seu ambiente nativo", disse a presidente do Iphan.
 
O deputado federal Alexandre Valle (PR-RJ) também participou do encontro.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura