Dia do Ministro

Convenção da UNESCO é destaque em abertura de palestra do MicBR

06.11.2018 - 12:35   
Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão participa da mesa de abertura do lançamento mundial do Relatório Mundial 2018 "Repensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento em parceria com a Unesco" (Foto: Ronaldo Caldas / Ascom MinC)
 
 
Após visitar o espaço em que ocorrem as rodadas de negócios do MicBR, nesta terça (6), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou da mesa de abertura do lançamento do Relatório Mundial 2018 Repensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento em parceria com a UNESCO. O debate, aberto ao público e com entrada franca, integra a programação do MicBR e ocorre no Itaú Cultural, também na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).
 
Durante o encontro, o ministro enfatizou que as políticas públicas culturais fazem parte de processos, se conectam a paradigmas internacionais e que a Convenção da UNESCO de 2005 é exemplo disso.  Lembrou ainda ao público presente que o documento, elaborado com participação ativa brasileira, foi um marco com importantes transformações e influenciou positivamente políticas culturais de todo o mundo.
 
"Em 2005, a UNESCO assume para si a tarefa de lidar com a cultura em sentido mais amplo e com política cultural no sentido mais amplo, enfatizando a questão da preservação e promoção da diversidade cultural e dando relevo à dimensão economia das atividades culturais e criativas. Com isso, a UNESCO criou referência para outras instituições publicas e privadas", afirma.
 
Sá Leitão adiantou ainda que o relatório lançado nesta terça é um "balanço e atualização da convenção de 2005", focada em como a convenção se torna concreta nas políticas públicas de cultura ao redor do mundo. Além do ministro, participaram da abertura da mesa o secretário de cultura da Argentina, Pablo Avelluto, e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, entre outras autoridades. 

MicBR

Ao longo desta terça-feira (6), o ministro Sérgio Sá Leitão participa ainda de diversas palestras e mesas-redondas. Entre elas, o Painel da OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos) – "Carta Ibero-Americana de Cultura" e a palestra "A Importância da Criatividade" com John Newbigin, fundador e presidente do Creative England e embaixador para indústrias criativas da prefeitura de Londres.
 
O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ocorre entre 5 e 11 de novembro, em São Paulo (SP). O megaevento vai reunir milhares de empreendedores brasileiros e de sete países sul-americanos em atividades de capacitação, rodadas de negócios e apresentações artístico-comerciais, além de um público geral de aproximadamente 30 mil pessoas. Dez áreas da produção cultural estarão envolvidas: artes cênicas, audiovisual, animação e jogos eletrônicos, design, moda, editorial, música, museus e patrimônio, artes visuais e gastronomia.
 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura