Infraestrutura Cultural

1. Nome

2. Objetivo

3. Público-alvo

Programa CEU
(Centro de Artes e Esportes Unificados)

Os CEUs integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios, estão sendo construídos 331 CEUs, com 179 unidades já inauguradas nas cinco regiões do país.

Os centros contam com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os CEUs maiores (3.000 e 7.000 mil m²) também contam com quadra de eventos coberta, playground, pista de caminhada.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos.

Toda a sociedade, especialmente os grupos, comunidades e populações que estão em áreas de vulnerabilidade
social de grandes e médias cidades brasileiras, ou seja, periferias
urbanas, afastadas dos centros, com concentração de população em situação de pobreza, alta
densidade populacional e ausência ou instalação recente de infraestrutura básica, equipamentose
serviços públicos.

Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais

Operacionalizar/apoiar projetos de implantação, instalação e modernização de equipamentos e espaços culturais permanentes, buscando promover o acesso do público à programação, aos produtos e aos bens culturais.

Toda a sociedade.