Inscrições Abertas

Edital Longa BO Ficção - SAv

4.2.2016 - 16:56 

Acesso rápido 

 

O Longa BO vai selecionar 10 projetos para a realização de filmes de baixo orçamento, inéditos, de ficção.

O edital é resultado de uma parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os projetos poderão receber até R$ 1.250.000,00. O orçamento total de cada projeto não pode ultrapassar R$ 1.800.000,00. As produções podem conter técnicas de animação. As inscrições estão abertas até 13 de março de 2016. 

Baixo Orçamento

A política de fomento a conteúdos audiovisuais é fundamental para a renovação e permanência do cinema brasileiro. É competência da SAv a descoberta e a formação de novos talentos. O estímulo a produções de longa-metragem de baixo orçamento – conhecido com Longa BO –, por exemplo, é uma ação estratégica e fundamental da Secretaria do Audiovisual para a formação de novos cineastas.  Além disso, por não ter que se encaixar na lógica mercadológica, o apoio à produção de filmes de baixo orçamento estimula a inovação da linguagem e da estética audiovisual. O incentivo à experimentação é, ainda, uma competência histórica da SAv.
 
Para o cineasta Giba Assis Brasil, "os editais BO são mecanismos importantes para o surgimento de cineastas novos, permitindo que filmes sejam realizados com mais experimentação de linguagem, buscando uma renovação do cinema brasileiro". Giba destaca ainda a regionalização como fator relevante dos editais de baixo orçamento. "Outro aspecto importante dessa política é o fortalecimento das produções regionais, diversificando o olhar da produção brasileira, criando oportunidades para que cineastas de todas as regiões do Brasil tenham a oportunidade de realizar seus filmes".
 
Apesar de ter valores considerados abaixo do mercado, filmes de baixo orçamento, muitas vezes, conseguem alcançar uma boa repercussão nacional – sendo aclamados por público e crítica. Nos últimos 10 anos, a Secretaria do Audiovisual finalizou seis editais para filmes de Baixo Orçamento e teve 38 filmes contemplados. Essas produções participaram de diversos festivais ao redor do mundo, incluindo cerca de 79 eventos nacionais e 61 internacionais, competindo, ganhando prêmios, visibilidade e reconhecimento da crítica especializada. Em 2014, houve mais uma edição do edital Longa BO, este, pela primeira vez, em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).