Inscrições Abertas

Edital Longa BO Infanto-Juvenil - SAv

 
O Longa BO Infanto-Juvenil apoia nove projetos de filmes de baixo-orçamento, inéditos, de ficção, com conteúdo destinado ao público infantil ou infanto-juvenil.
 
O edital é resultado de uma parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os projetos poderão receber até R$ 1.250.000,00. O orçamento total de cada projeto não pode ultrapassar R$ 1.800.000,00. As produções podem conter técnicas de animação. As inscrições estão abertas até 13 de março de 2016. 

Infância

A Secretaria do Audiovisual já entendeu e consagrou a importância de promover a produção de obras audiovisuais voltadas para o público infantil e juvenil. Em um país tão influenciado pela cultura cinematográfica norte-america é fundamental apresentar às nossas crianças e jovens a cultura audiovisual nacional – com sua estética e temática particulares. É por isso que os editais Curta-Criança e Curta Infanto-Juvenil já são considerados como políticas públicas tradicionais da SAv, tendo realizado seis edições ao longo desses anos.
 
A relação do cinema com a infância e a educação ganha novo vigor com a Lei nº 13.006/2014, que inclui o cinema nacional na grade curricular da educação básica, exigindo a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de produção nacional nas escolas. No Ministério da Cultura foi criado um grupo de trabalho para subsidiar a regulamentação da referida Lei.
 
Neste novo momento, a Secretaria do Audiovisual aposta no fomento à produção de longas-metragens direcionados ao público infantil. Para Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, "as histórias das crianças brasileiras têm importância primordial para uma infância saudável, inclusiva e livre de preconceitos. Além disso, no sentido de formação de público, as crianças precisam ver filmes de qualidade feitos aqui. O lançamento deste Edital de Produção de Longa Metragem para o público infantil é uma conquista da sociedade e especialmente das crianças brasileiras, e é a certeza que estamos trabalhando para um país mais justo e inclusivo também através da cultura".