Inscrições Abertas

Lançamento do Edital do Intercâmbio e Difusão Cultural

O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural terá continuidade em 2014. O Ministério da Cultura (MinC) publicou, hoje, no Diário Oficial da União, o Edital nº 2/2013 aqui.

O investimento é de R$ 1.650.000,00 para atender propostas para viagens nos períodos de janeiro a março de 2014. Solicitamos especial atenção às regras de participação, pois o programa foi reformulado no que tange aos eixos, critérios de avaliação, valores do pagamento do benefício, entre outros. As alterações objetivam melhor atender o público alvo do programa.

Os artistas, técnicos, mestres e mestras dos saberes e fazeres da cultura popular, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

O benefício pode ser utilizado para custear despesas essenciais à participação do candidato no evento proposto (hospedagem, alimentação e deslocamento).

O resultado esperado da ação é a difusão, a capacitação e a multiplicação cultural nas áreas do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, das novas mídias, do design e de serviços criativos, entre outras expressões culturais.

"A continuidade do Programa, com o lançamento do edital ainda este ano, mostra a importância da difusão e do intercâmbio da cultura brasileira. A iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do nosso setor porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior", disse o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.

Inscrições para 2014

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.

Edital

Cartilha Explicativa

Sistema SalicWeb

 

Mais informações

Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura da Sefic
Telefones do núcleo de atendimento: (61) 2024.2045 e 2024.2170.

Texto: Stéfane Maia