Intercâmbio Cultural

Atualizado em 19.1.2016

O que é?

Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural realiza o Edital de Intercâmbio, que consiste na concessão de apoio a artistas, estudiosos da cultura, técnicos, agentes culturais, gestores culturais, empreendedores criativos, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares ou tradicionais, com residência permanente no Brasil, individuais ou em grupo, para participarem de eventos, festivais, cursos, produções, pesquisas, residências, feiras de negócios e outras atividades culturais fora de sua localidade de residência, no Brasil ou no exterior.
 
O objetivo é promover a difusão cultural, a capacitação técnica e a multiplicação cultural para o Brasil por meio de trocas, divulgações, contatos e aprendizados gerados pelo intercâmbio nas áreas de artes plásticas e visuais, audiovisual, circo, cultura digital e arte-tecnologia, cultura popular e manifestações tradicionais, dança, design e moda, gestão, pesquisa, difusão e capacitação nas áreas artística e cultural, literatura, música, patrimônio histórico e artístico material e imaterial, teatro e de outras expressões culturais consideradas relevantes pelo Ministério da Cultura.
 
O benefício financeiro é concedido a título de ajuda de custo. Os valores são pré-determinados e variam conforme a origem e o destino do participante.
 
Como contrapartida, os beneficiários devem realizar, no retorno da viagem, atividades públicas e gratuitas relacionadas ao objeto da proposta, como oficinas, palestras, cursos, seminários e apresentações, para potencializar a propagação das experiências adquiridas no processo de intercâmbio.
 

Como participar

O Edital de Intercâmbio é uma seleção pública realizada em chamadas, com períodos determinados de inscrição e com datas estipuladas para início das viagens. Quando abertas, as inscrições são feitas exclusivamente via sistema SalicWeb (http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb). Não são aceitas propostas desta categoria fora dos prazos dos editais.
 

Contato

Coordenação-Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura
 
Responsável: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC