Notas

« Voltar

MinC apoia conclusão de obras no Mercado Público de Porto Alegre

 
 
23.10.2017 - 14:24  
Ministro Sérgio Sá Leitão e o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, visitaram o Mercado Municipal na manhã desta segunda-feira (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu, nesta segunda-feira (23), a proposta da Prefeitura de Porto Alegre para a terceira etapa de restauração do Mercado Público, construção de 1869 que sofreu um incêndio em 2013. Em reunião com o vice-prefeito Gustavo Paim, o ministro defendeu a união de esforços para viabilizar os recursos necessários à conclusão das obras, que incluem intervenções no segundo andar do prédio, reforma das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas e restauração do telhado.
 
O Ministério da Cultura (MinC) apoiou as etapas anteriores, liberando cerca de R$ 10 milhões por meio do PAC Cidades Históricas. As ações da terceira etapa somam R$ 10,7 milhões.
 
Sá Leitão afirmou que os recursos serão incluídos na programação do MinC. "Vamos unir esforços para viabilizar a conclusão da reforma do Mercado Público, uma edificação tombada que tem toda uma importância histórica e que compõe o patrimônio cultural e artístico de Porto Alegre", argumentou.  
 
Acompanhado do vice-prefeito e dos secretários Leandro Lemos (Desenvolvimento) e Luciano Alabarse (Cultura), Sá Leitão fez uma visita ao Mercado Público. O edifício abriga 110 estabelecimentos, entre eles restaurante, lanchonete, cafeteria, pastelaria, padaria, frutaria, açougue, peixaria, barbearia e loja de produtos para animais.
 
"Nossa prioridade no Ministério da Cultura é finalizar obras em andamento antes de abrir novas frentes de trabalho. A conclusão das obras do Mercado Público de Porto Alegre se inscreve nessa diretriz",  afirmou Sá Leitão.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura