Notícias III CNC

« Voltar

Encontro reuniu 1,7 mil participantes, sendo a maioria homens

Os números oficiais da III Conferência Nacional de Cultura foram divulgados nesse sábado (30). O evento, que começou na quarta-feira (27) e segue até domingo, em Brasília, reúne 953 delegados, 162 convidados e 391 observadores, vindos de todos os estados do Brasil. Com os expositores, as equipes de imprensa vindas com suas delegações e a própria organização, a conferência envolveu 1.745 pessoas.

O Nordeste foi a região que mais enviou representantes para o evento: 31% do total, seguida do Sudeste, com 22%, Centro-Oeste, com 21%, Sul (12%) e Norte (9%). Os homens compareceram em maioria. Foram 57% contra 43% de mulheres. No quesito raça, 32% dos participantes afirmaram ser brancos; 15%, pardos; 14%, pretos e 2%, indígenas.

O dia também foi marcado pela definição das 64 diretrizes para a gestão cultural, entre 614 propostas pelas Conferências Municipais, Estaduais e Livres que irão nortear as políticas públicas do setor nas três esferas de governo. Os delegados selecionaram, por votação eletrônica, nas quatro plenárias (uma para cada eixo), as proposições entre as que foram consolidadas.

Para a coordenadora-geral de Instrumentos de Gestão do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Telma Olivieri, a metodologia de grupos de trabalho com a redução de painéis, que foi utilizada nesta edição, proporcionou uma seleção eficiente.

"Foi bastante tranquilo. Até porque das 614 proposições iniciais, divididas em 16 subeixos com cerca de 40 propostas, em média, cada um, os quatro grupos de trabalho já chegaram às plenárias de hoje com 160 proposições. Conseguimos eleger as 64 com facilidade", explicou Telma.

Neste domingo (1°), são votadas as 20 proposições prioritárias, que servirão como indicadores para o plano de trabalho do Ministério da Cultura. O texto com as diretrizes será fechado na madrugada deste sábado e apresentado na Plenária Final no domingo.

(Texto: Gabriela Campos)
(Foto: Tássio)

III Conferência Nacional de Cultura
27 de novembro a 1º de dezembro - Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF

Assessoria de Imprensa
Fone: (61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br