Notícias III CNC

« Voltar

Marta Suplicy: “Temos que mostrar nossa diversidade”

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu nesta quarta-feira (27), em Brasília, a III Conferência Nacional de Cultura (CNC) destacando quatro pontos principais em seu discurso: Pontos de Cultura e Cultura Viva; Museu da Memória Afro; Vale-Cultura e Juventude. Marta fez um apelo aos cerca de 1,5 mil participantes: que esse encontro defina uma estratégia comum para fortalecimento do setor, com preocupações voltadas para a diversidade cultural brasileira, em especial para as minorias.

"Entre as diretrizes que recebi, estava a de contribuir para promover a inclusão social dos brasileiros, por meio da Cultura", disse a ministra, sobre o momento do convite presidencial para assumir o Ministério da Cultura, no fim de 2012.

Marta traçou um painel das ações e programas do Governo Federal, partindo da estrutura de gestão prevista no Sistema Nacional de Cultura (SNC), tema central dessa Conferência. "Agora, nós temos que criar as estruturas para o diálogo, planejar os recursos financeiros e essa Conferência vai ajudar, nesse sentido", disse.

Com representantes dos 26 Estados e Distrito Federal, o Brasil estará representado nas discussões que seguem até o dia 1º de dezembro, no Centro de Convenções Brasil 21. Esses delegados irão debater as diretrizes a serem seguidas pelos agentes culturais e gestores públicos, nos próximos anos.

A Conferência Nacional é um momento para avaliação de percurso, principalmente para a gestão pública, mas é também um espaço para se trabalhar a coesão federativa. A ministra entende que esse é também um espaço para difundir as muitas manifestações artísticas do País.

A cerimônia teve a presença de autoridades e a apresentação do grupo Orquestra de Metais Lyra Tatuí, interior de São Paulo, e a sambista Martinália.


III Conferência Nacional de Cultura
27 de novembro a 1º de dezembro - Centro de Convenções Brasil 21 – Brasília/DF

Assessoria de Imprensa
Fone: (61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br

Clique aqui para ver a Programação completa da III CNC.

Encontro de gestores movimenta dia de abertura da III CNC, confira aqui.

(Foto da capa do site: Elisabete Alves)