Notícias III CNC

« Voltar

MinC lança publicação durante III Conferência Nacional de Cultura

Ter até 2020 no mínimo 60% das cidades brasileiras, ou seja, 3.339 Municípios com suas políticas culturais executadas com base em planos de cultura. Essa é uma das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), criado em 2010 para orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais no período de dez anos. Para auxiliar Estados e Municípios a construírem seus planos, o Ministério da Cultura (MinC) lançou, durante a III Conferência Nacional de Cultura, que termina hoje (1°), em Brasília, a publicação "Como fazer um Plano de Cultura".

O material, preparado pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, faz parte de um conjunto de ações de formação e de informação para difundir o PNC e orientar Estados, Municípios e setores culturais na elaboração de seus planos.

Segundo o secretário da SPC, Américo Córdula, a publicação traz vários exemplos de planos já existentes para facilitar o processo de construção para os gestores e a sociedade. O guia de orientação também pretende estimular o debate entre cidadãos, artistas, representantes de culturas tradicionais e populares, produtores, gestores culturais e consumidores de cultura.

Para Américo, ter um Plano Municipal de Cultura é muito mais que um pré-requisito para aderir ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). "É elaborar um projeto de médio e longo prazo, garantindo que se tenha uma política de Estado, e não apenas de gestão governamental".


(Texto: Gabriela Campos)
 

3ª Conferência Nacional de Cultura

Assessoria de Imprensa
Fone: (61) 2024-2268
E-mail: imprensacnc@cultura.gov.br