10ª Semana Nacional de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), prorrogou, até 29 de fevereiro, as inscrições para a 10ª Semana Nacional de Museus. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 14 e 20 de maio e dele poderão participar instituições museológicas e entidades culturais de todo o país, que deverão inscrever seus eventos na página do Ibram. Não há limite para o número de eventos a serem inscritos.

Coordenada pelo Ibram, com o objetivo de sensibilizar os museus e as comunidades para o debate sobre temas da atualidade, a Semana de Museus é realizada a cada ano e sempre próxima a 18 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A 10ª edição da iniciativa terá como tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. A definição de cada tema é feita pelo Conselho Internacional de Museologia (ICOM).

Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. Depois, a inscrição das ações a serem desenvolvidas durante o evento, como, por exemplo, seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes.

Dúvidas e informações: cpgii@museus.gov.br ou (61) 3521-4122/4135.

(Fonte: Ascom/Ibram/MinC)