Claudia Costin

 

Claudia Costin

Foto: Arquivo pessoal
 
Nascida em São Paulo, é especialista em políticas públicas de educação, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da Fundação Getúlio Vargas e professora convidada de Harvard.
 
Foi diretora sênior para Educação no Banco Mundial de julho de 2014 a junho de 2016. Também exerceu a função de secretária da Educação do Rio de Janeiro, onde implementou o programa Primeira Infância.
 
Como vice-presidente da Fundação Victor Civita, dedicou-se a melhorar a qualidade do ensino público. Ajudou a criar o movimento da sociedade civil "Todos pela Educação". 
 
Entre seus cargos anteriores figuram os de secretária da Cultura de São Paulo e ministra da Administração. Foi também secretária-executiva do Instituto Hélio Beltrão e diretora executiva da consultoria Promon Intelligens.
 
Aos 61 anos, continua mapeando e pesquisando iniciativas inovadoras na educação.
 
"Eu me sinto muito honrada porque percebo que a Ordem do Mérito Cultural está reconhecendo os laços entre a educação e a cultura, especialmente na inclusão de crianças e jovens e na leitura, para criar uma geração de leitores no país."