Começa nesta terça mostra de filmes dirigidos por mulheres

22.3.2016 - 8:06  

Acesso rápido

De cima para baixo: Os anseios das cunhãsPrelúdio Mulher Movente são alguns dos filmes que serão exibidos na mostra (Fotos: Divulgação)
 
 
 
A Mostra Edital Carmen Santos – Cinema de Mulheres e Filmes Convidados, festival de filmes gratuitos dirigidos por mulheres, será oficialmente aberta nesta terça-feira (22), às 19h, em Brasília, em evento voltado a convidados. As sessões para o público – todas gratuitas – começam nesta quarta-feira (23) e vão até 4 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. Ao longo de duas semanas, serão exibidos curtas e médias-metragens premiados pelo edital Carmen Santos Cinema de Mulheres, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) em 2013, além de longas-metragens de diretoras convidadas.
 
Durante a cerimônia oficial de abertura, serão exibidos os curtas Prelúdio, de Julia Peres, e Fábula de Vó Ita, de Joyce Prado e Thallita Oshiro. Também serão exibidos pequenos vídeos em que as diretoras falam sobre os filmes e sobre a importância do edital Carmen Santos para a sua realização. Os convidados poderão assistir ainda ao média Corpo Manifesto, de Julia Bahia Bock e Carol Araújo. A cerimônia contará com as presenças do ministro da Cultura, Juca Ferreira, da ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, e do secretário do Audiovisual do MinC, Pola Ribeiro, entre outras autoridades e cineastas.
 
Durante o festival, serão exibidos nove curtas e seis médias-metragens premiados no Edital Carmen Santos 2013. São eles: Atadas, de Tarsila Venancio Nakamura, Mulher Movente, de Beatriz Taunay da Graça Couto, Prelúdio, de Julia Peres, Como era gostoso o meu príncipe, de Fernanda de Paula Silva, A Festa da Joana, de Vera Milhome Vasques, Na minha sopa não, de Mirela Kruel Bilhar, Os anseios das cunhãs, de Regina Lúcia Azevedo de Melo, Fábula de vó Ita, de Thallita Oshiro e Joyce Prado, Papéis de Adélia, de Ludmilla Rossi de Oliveira (curtas-metragens), Ou isso ou aquilo, de Hadija Chalupe da Silva, De menino, de menina, de Angélica Muniz Valente, A batalha das colheres, de Fabiana de Lima Leite, Quem matou Eloá?, de Lívia Perez de Paula, Viver de mim, de Juily Manghirmalani, e Corpo Manifesto, de Julia Bahia Bock e Carol Araújo (médias-metragens).
 
O público também poderá apreciar sete longas-metragens de diretoras convidadas: Califórnia, de Marina Person, Elena e Olmo e A Gaivota, ambos de Petra Costa, Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, Amor, plástico e barulho, de Renata Pinheiro, De gravata e unha vermelha, de Miriam Chnaiderman, e Poeira & batom no Planalto Central, de Tânia Fontenele.
 
As sessões, sempre gratuitas, ocorrerão às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, às 17h, 19h e 21h, e aos sábados e domingos, às 16h, 18h e 20h, no CCBB Brasília.
 
Debates
 
Além dos filmes, o evento traz dois debates, em 30 de março e 1º de abril, sempre após a sessão das 19h, gratuitos e abertos ao público. O primeiro deles, Brasília Debate Cinema de Mulheres, contará com a presença de cineastas da capital. O segundo, Debate com Diretoras da Mostra, discutirá a importância de ações voltadas para mulheres no audiovisual e o processo de produção de seus filmes.
 
A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, do CCBB e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
 
Serviço
 
Mostra Edital Carmen Santos – Cinema de Mulheres e Filmes Convidados
Noite para convidados: 22 de março de 2016
Local: Teatro CCBB/Brasília
Mostra: de 23 de março a 4 de abril – gratuita
Local: Cinema do CCBB/Brasília
Sessões: 17h, 19h e 21h (segundas, quartas, quintas e sextas) e às 16h, 18h e 20h (sábados e domingos). O CCBB fecha às terças-feiras.
 
Saiba mais:
 
Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura