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Exportações de serviços audiovisuais brasileiros cresceram 138,9% em dois anos

 
 
28.12.2017 - 16:22  
 
 
As exportações de serviços audiovisuais brasileiros cresceram 138,9% em dois anos, passando de R$ 73,6 milhões em 2014 (0,35% do total de serviços exportados pelo País) para R$ 176 milhões em 2016 (0,95% do total). Os dados são de estudo divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC)
 
Outra evolução significativa na área de exportações foi a de vendas de Licenciamento de Direitos, que superaram US$ 74 milhões e representaram 42,6% do total de serviços audiovisuais exportados em 2016 – dois anos antes, essa participação era de apenas 14,4%. Atrás do Licenciamento ficaram os segmentos de TV Aberta (29,8%) e de Produção e Pós-Produção (25,9%).
 
O Licenciamento de Direitos também foi o serviço audiovisual mais importado em 2016, com US$ 1,1 bilhão e 63% de participação nas importações do setor. Na segunda posição está o segmento de TV paga, com 31%.
 
O país que mais adquiriu serviços audiovisuais brasileiros em 2016 foram os Estados Unidos, com R$ 34,8 milhões, seguido por Coreia do Sul (R$ 28,3 milhões), Suíça (R$ 10,1 milhões), Reino Unido (R$ 9,4 milhões), França (R$ 5,9 milhões), México (R$ 695 mil), Canadá (R$ 533 mil) e Alemanha (R$ 400 mil).
 
A Ancine fez o estudo com base nos dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (SISCOSERV), do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Foram classificados 53 serviços audiovisuais dentro dos mercados de televisão aberta, paga, cinema, vídeo por demanda ou mídias móveis. O estudo considerou as atividades fins de cada etapa da cadeia de valor do audiovisual em seus diversos segmentos.
 
Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Ministério da Cultura