Exposição sobre Lygia Fagundes Telles

 

 

Os corredores da Fundação Biblioteca Nacional ganham mais vida com a exposição sobre Lygia Fagundes Telles que começa nesta segunda-feira, dia 15 de abril. A mostra é uma homenagem aos 90 anos de vida de uma das mais importantes escritoras brasileiras. Está sediada no segundo andar da Biblioteca Nacional e tem entrada franca.

A exposição é composta por documentos do setor de Obras Gerais da BN. Entre contos e romances, diversos livros foram selecionados para ilustrar a trajetória da escritora, desde suas primeiras publicações até obras mais recentes, como Invenção e Memória. Além disso, há reproduções de periódicos referentes a ela e uma foto da autora no auge de sua juventude e elegância.

Lygya Fagundes Telles nasceu em 19 de abril de 1923, na capital de São Paulo. Desde a infância já criava seus próprios contos e os lia nas rodas domésticas de literatura. Ainda na sua adolescência publicou seu primeiro livro de contos, Porão e Sobrado (1938). A partir daí tornou-se uma das mulheres mais respeitadas da literatura brasileira.

Em 1985 foi eleita para a Academia Brasileira de Letras e em 2005 recebeu o Prêmio Camõesmais importante galardão da literatura de língua portuguesa. Além disso, o livro de contos Antes do Baile Verde recebeu o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, na França.  Várias de suas obras foram adaptadas para o teatro, televisão e cinema, como o romance "As Meninas" e "Ciranda de pedra".

Exposição Lygia Fagundes Telles:

Local: 2º andar da Biblioteca Nacional

Data: de 15 de abril a 10 de junho

Horário: seg a sex das 9h às 20h; sáb das 9h às 17h; dom e feriados das 12h às 17h

Entrada franca

(Texto: Hugo Almeida, FBN/MinC)
(Foto: Hugo Almeida)