« Voltar

Festivais e Mostras de Audiovisual passarão a ter apoio do Ministério da Cultura

 

9.03.2017 - 18:22  
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) lançou, nesta quinta-feira (9), o Programa Nacional de Apoio a Festivais e Mostras Audiovisuais, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União. O objetivo é fortalecer a política pública para o setor audiovisual, garantindo maior acesso à capacitação técnica e democratização do acesso ao consumo de obras audiovisuais, por meio da distribuição de conteúdos diversificados. Além disso, o MinC vai promover o intercâmbio de negócios entre empresas do setor. As iniciativas são consideradas indispensáveis no campo da difusão e da promoção do audiovisual brasileiro e da formação de mão de obra.
 
"Festivais e mostras são o celeiro de todos os nossos criadores do campo do audiovisual. Não tinha sentido o MinC não apoiar, inclusive com recursos. Agora, a nossa Secretaria de Audiovisual poderá exercer com maior plenitude as suas atribuições", afirma o ministro da Cultura, Roberto Freire.
 
A política de apoio aos Festivais e Mostras de Cinema tinha sido interrompida em 2011 em função de restrições legais estabelecidas de forma equivocada pelo Decreto nº 7568 e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que impossibilitou o MinC de apoiar eventos. A retomada da iniciativa decorre do entendimento, por parte da atual gestão do MinC, de que festivais e mostras de cinema não podem ser classificados como "eventos". 
 
"Mostras e festivais são um conjunto de ações técnicas que têm muitos desdobramentos positivos para o setor. Permitem a troca de experiências, discussões sobre estética e linguagem, formação de mão de obra, além de rodadas de negócios. Foge de um simples evento", esclarece o diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais do MinC, João Batista da Silva. 
 
Após estudo das especificidades e relevância do conjuntos das ações das mostras e festivais, a Secretaria do Audiovisual (SAV) construiu, com respaldo da Consultoria Jurídica do MinC, uma definição taxativa do conceito "evento" e a não aplicabilidade das vedações previstas para mostras e festivais. 
 
O Programa
 
Com o Programa, haverá diversos benefícios para o setor audiovisual. Além de apoiar a realização de festivais e mostras de audiovisual, o Ministério incentivará seminários, oficinas, estudos, mesas de debate e demais ações de formação audiovisual.
 
A execução se dará por meio de seleções públicas e da realização de parcerias com os entes da Federação ou instituições não governamentais. Um dos primeiros passos desse programa será o lançamento, ainda neste semestre, de edital específico para mostras e festivais, juntamente com uma série de outros editais voltados ao setor, que serão anunciados em breve.  
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura