Hoje é Dia do Capoeirista

03.08.2015 - 15:29  
Hoje, 3 de agosto, é Dia do Capoeirista. Roda de Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (Foto: Agência Brasil)
 
 
No dia 3 de agosto é comemorado o Dia do Capoeirista. A data ainda não é nacionalizada, apesar de existirem, nesse sentido, projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.
 
Por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, a capoeira foi reconhecida, em julho de 2008, como patrimônio cultural imaterial brasileiro e, em novembro de 2014, a Roda de Capoeira foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
 
Para a presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, "a inclusão do ofício dos mestres da capoeira no Livro dos Saberes e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão possibilita elaborar políticas públicas para preservar e garantir a autonomia dos mestres". Neste contexto, estão previstos: o plano de previdência especial para os velhos mestres; o estabelecimento de um programa de incentivo desta manifestação no mundo; a criação de um Centro Nacional de Referência da Capoeira e o plano de manejo da biriba – madeira utilizada na fabricação do instrumento.
 
 
Assessoria de Comunicação,
com informações da Fundação Cultural Palmares
Ministério da Cultura