Ibram abre dois novos editais

26 de julho de 2013

Estão abertas desde ontem, 25 de julho, as inscrições para dois editais que serão desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC): o Mais Museus e o Modernização de Museus. As chamadas estão publicadas no Diário Oficial da União (seção 3, páginas 14 a 19, na edição de 24/7).

As inscrições para o edital Mais Museus ficarão abertas até 12 de setembro de 2013, e para Modernização de Museus até 30 de setembro (leia a matéria que amplia o prazo desse  2º edital). As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pelo sistema SalicWeb, disponível na página do Ibram e do MinC.

Os dois editais vão formar banco de projetos para apoio financeiro no exercício de 2013, de acordo com a disponibilidade orçamentária do instituto, mediante a celebração de convênio, ou outro instrumento hábil, com as instituições selecionadas. Os recursos são do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. As instituições selecionadas deverão dispor de 20% do valor total do projeto, a título de contrapartida, conforme o item 12 dos editais.

Mais Museus
O edital se destina à seleção de projetos para implantação de museus em cidades que não possuam instituição museológica estruturada.

As ações apoiadas por este edital incluem serviços para adaptação de espaços físicos de imóvel; elaboração e implementação de projetos para execução de obras e serviços; elaboração e implementação de planos museológicos ou projetos museográficos; serviços de instalação e montagem de exposições; serviços para manutenção e conservação de bens imóveis; elaboração de projetos para execução de obras e contratação de serviços.

Podem concorrer ao fomento pessoas jurídicas de direito público, de âmbito municipal, estadual e federal, desde que não vinculadas à estrutura do MinC, e igualmente instituições culturais privadas sem fins lucrativos, mantenedoras de instituições museológicas.

Acesse o edital Mais Museus.
Acesse o edital Mais Museus.
Acesse o edital Mais Museus.

Acesse o edital Mais Museus

Modernização de Museus
Este edital se destina a ações e estudos estratégicos para modernização de museus, manutenção das ações/programações culturais regulares, ampliação do acesso, educação e formação de público.

Poderão participar instituições museológicas públicas municipais, estaduais e federais, desde que não vinculadas à estrutura do MinC, e, igualmente, instituições museológicas privadas sem fins lucrativos.

O edital contempla ainda serviços relacionados à preservação, conservação e digitalização de acervos; atividade editorial e curatorial; capacitação de funcionários/servidores; adaptação, reaparelhamento e modernização de museus; adaptação de espaços e serviços para acessibilidade; e ações de difusão, divulgação e promoção institucional.

Acesse o edital Modernização de Museus

Saiba mais sobre o Programa de Fomento aos Museus

(Ascom/Ibram e Ascom/MinC)
(Foto na home/Divulgação Ibram – Museu Casa da Princesa – Pilar de Goiás (GO)
Foto acima: Divulgação Ibram)