Caravana Indígena é lançada na 9º Aldeia Multiétnica

24.7.2015 - 14:43  
Participantes receberam informações sobre o edital de Pontos de Cultura Indígena (Foto: Oliver Kornblithh)
 
 
Uma vivência cultural com povos indígenas de nove etnias é a essência da programação da nona edição da Aldeia Multiétnica, que está sendo realizada até esta sexta-feira (24) no vilarejo de São Jorge, em Alto Paraíso (GO). Entre as atividades do encontro estão rituais e cerimônias tradicionais da cultura indígena, rodas de prosa, oficinas de artesanato e pinturas corporais. Hoje pela manhã, foi realizada roda de conversa com a presença da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes, e de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).
 
A visita da secretária Ivana Bentes à Aldeia Multiétnica é também o início de uma circulação por eventos e atividades de articulação dos povos indígenas com o objetivo de promover um diálogo direto com as comunidades, realizar oficinas do edital de Pontos de Cultura Indígenas, lançado no início deste mês pelo MinC, e difundir a política indigenista do Ministério da Cultura.
 
Em agosto, outras importantes agendas de diálogos e articulação estão previstas, sendo elas o Fórum Nacional de Cultura Indígena e o Encontro Brasil Indígena, que serão realizados de 8 a 16 de agosto, em São Paulo e reunirão 264 lideranças indígenas; e a participação do MinC no Kuarup, ritual de homenagem aos mortos ilustres celebrado pelos povos indígenas da região do Alto Xingu. 
 
Neste primeiro momento, a Caravana irá enfatizar o Edital de Pontos de Cultura Indígena não apenas como uma política de fomento, mas de reconhecimento e mapeamento das aldeias, comunidades urbanas e rurais, e de cartografia das principais demandas da população indígena. Além disso, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC está articulando com outros órgãos do Estado para ampliar as políticas para o setor. 
 
Esta semana, o MinC já ministrou uma oficina sobre o Edital de Pontos de Cultura Indígena com os indígenas presentes à Aldeia Multiétnica. O objetivo da ação foi incentivar a inscrição no edital e facilitar o acesso das comunidades às políticas públicas para a cultura. 
 
A Aldeia Multiétnica faz parte da programação do XV Encontro de Culturas Populares da Chapada dos Veadeiros, que conta com o apoio do Ministério da Cultura. Segundo a organização do Encontro, até este sábado (25), circularão seis mil pessoas na Aldeia. Com público diverso, admiradores da cultura indígena visitam os espaços e participam das atividades que integram as etnias Fulni-ô (PE), Kariri-Xocó (AL), Kayapó / Mebêngôkre (PA/MT), Krahô (TO), Trucá (BA, PE), Yawalapiti (MT) e Xavante (MT).
 
Outras oficinas específicas para povos indígenas serão realizadas em breve pela SCDC/MinC. Confira a agenda:
 
2. Imperatriz (MA) - Conferência Indígena - 1 a 3 de agosto
3. São Paulo - Brasil Indígena - 8 a 16 de agosto
4. Santarém (PA) - Conferência Indígena - 14 a 17 de agosto
5. São Gabriel da Cachoeira (AM) - Conferência Indígena - 18 a 20 de agosto
6. Kuarup - 22 e 23 de agosto
7. Macapá (AP) - Conferência Indígena - 25 a 27 de agosto
8. Tabatinga (AM) - Conferência Indígena - 26 a 28 de agosto
9. Atalaia do Norte (AM) - Conferência Indígena - 26 a 28 de agosto
10. Governador Valadares (MG) - Conferência indígena - 27 a 29 de agosto
11. Tocantins - Matopiba - 27 e 28 de agosto
12. Rio Branco (AC) - Conferência Indígena - 28 a 30 de agosto
 
Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural
Ministério da Cultura