Edital Povos Originários tem inscrições até 10 de fevereiro

19.01.2016 – 16:20  

Edital

Link para envio de propostas

 
Os interessados em participar do edital Povos Originários do Brasil ainda têm até o dia 10 de fevereiro para inscrever projetos de pesquisa. A iniciativa é da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação (Liber) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 
 
O edital tem a finalidade de apoiar projetos, estudos e atividades de cultura digital relacionados aos povos indígenas, incentivando a criação de acervos digitais com foco na organização, preservação e acesso a documentos de interesse público. 
 
A proposta do edital é ampliar o contato da sociedade civil com a memória das culturas indígenas, cujos princípios estão presentes em documentos de relevância internacional, como a Declaração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)/UBC Vancouver, e nacional - como a Carta do Recife 2.0, produzida pela Rede Memorial. 
 
Os recursos disponíveis para o edital são de aproximadamente R$ 1,4 milhão e têm origem no Fundo Nacional de Cultura (FNC). Os projetos aprovados podem receber até R$ 80 mil, que serão destinados exclusivamente ao pagamento de bolsas como auxílio aos pesquisadores. 
 
As propostas aprovadas deverão ser executadas em um período de até 12 meses. Os proponentes devem ser pesquisadores ligados a instituições de caráter científico ou tecnológico de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos. 
 
A lista ainda inclui centros de pesquisa e desenvolvimento, também públicos ou privados sem fins lucrativos; outras entidades, da mesma natureza, que abriguem acervos de interesse para pesquisas de temas da cultura indígena ou ofereçam serviços especializados de suporte para pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, como bibliotecas, arquivos e museus; e empresas públicas que executem atividades relacionadas ao tema do edital. 
 
Os proponentes precisam ser os coordenadores dos projetos. Eles também devem comprovar o vínculo com as instituições por meio de um documento oficial que demonstre a intenção de realizar o projeto.
 
Histórico
 
Em 2013, o MinC lançou projetos-piloto para articular uma política nacional de digitalização de acervos da cultura brasileira, e têm contado com as parcerias da UFPE, Universidade Federal de Goiás (UFG) e apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 
 
O primeiro edital lançado teve como tema "Preservação e Acesso aos Bens do Patrimônio Afro-Brasileiro" e recebeu 92 inscrições. Os 24 selecionados concluíram seus trabalhos em novembro de 2015. Os resultados das pesquisas estão disponíveis no link http://afrodigital.gi.fic.ufg.br/
 
Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre o edital Povos Originários do Brasil deve-se enviar e-mail para o endereço eletrônico povosoriginariosdobrasil@ufpe.br.  
 
 
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura