Notícias em destaque

19ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) segue até sábado

25.1.2016 - 12:02  
Bili com limão verde na mão, de Rafael Conde, será um dos filmes exibidos na mostra (Foto: Divulgação)
 
 
Até o próximo sábado (30), não serão apenas as igrejas históricas a atrair milhares de pessoas a Tiradentes (MG). Além de visitar a cidade secular, turistas e moradores participam da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC).
 
Entre os diversos filmes exibidos na mostra, sete são projetos premiados em editais da Secretaria do Audiovisual. São eles: Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois, de Petrus Cariry, USP 7%, de Daniel Mello e Bruno Bocchini, , de Leandro Tadashi, O melhor som do mundo, de Pedro Paulo de Andrade, Vento, de Betânia Furtado, Bili com limão verde na mão, de Rafael Conde, e Taego Ãwa, de Marcela Borela e Henrique Borela.
 
No último domingo (24), como parte da programação do festival, foi realizado, no Cine Teatro Sesi, o seminário Diálogos do audiovisual - encontro com a SAv/MinC, com a presença do secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro. "Apresentamos um planejamento da secretaria e do ministério para o audiovisual brasileiro em 2016", informa. "O Festival de Tiradentes é uma megaestrutura. São filmes de baixo orçamento e de inovação de linguagem. O evento impressiona pela participação de pessoas de fora", acrescenta. 
 
A mostra
 
A edição deste ano presta homenagem ao cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci e coloca em debate o tema Espaços em Conflito. Um dos objetivos é refletir uma tradição do cinema brasileiro em vincular personagens aos espaços onde vivem, assim como algumas mudanças nos últimos anos na resolução e no tom desses conflitos. 
 
Ao todo, haverá exibição de 117 filmes em pré-estreias nacionais e mundiais (35 longas e 82 curtas-metragens), distribuídos em 57 sessões de cinema em três espaços de exibição – Cine-Tenda, Cine BNDES na Praça e Cine-Teatro Sesi. Representantes do Distrito Federal e de 13 estados – Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – apresentam suas produções e marcam presença no evento.
 
Além da exibição de filmes, a Mostra Tiradentes promove uma temporada intensa de atividades culturais, incluindo três exposições, 10 oficinas de cultura com 280 vagas, sete lançamentos de livros, cortejos, teatro de rua, performances audiovisuais e intervenções artísticas numa programação abrangente e gratuita que agrada e beneficia públicos diversos.
 

"A mostra  de cinema de Tiradentes é um evento consolidado, que reúne toda a cadeia cinematográfica. Oferece ações de reflexão, de formação, de difusão das produções e de intercâmbios.  É uma oportunidade de a gente mostrar para o público o que será o cinema brasileiro de 2016", afirma Raquel Hallak, coordenadora da 19º  Mostra de Cinema de Tiradentes.

 
Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura